Primeiro ato

Julgamento de acusados na Anaconda começa nesta terça

Autor

13 de dezembro de 2004, 17h13

Terá início nesta terça-feira (14/12) um dos mais aguardados julgamentos do ano. A partir das 9 horas da manhã a Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) começa a definir o futuro dos 12 acusados de participar de um esquema de venda de sentenças. O caso que ficou conhecido como “Operação Anaconda”.

A Corte será comandada pela presidente do TRF-3, Anna Maria Pimentel. O julgamento vai durar três dias. A previsão é de que cada sessão extraordinária comece às 9 da manhã e só termine às 21 horas. O caso corre em segredo de Justiça, já que investiga juízes federais. Por isso, as sessões serão secretas.

Nesse julgamento, os desembargadores do TRF-3 vão avaliar a denúncia de formação de quadrilha, recebida pelo tribunal em dezembro do ano passado.

As demais denúncias feitas pelo Ministério Público Federal, como as de falsidade ideológica, peculato e abuso do poder só deverão entrar em julgamento no ano que vem.

De acordo com o MPF, o esquema ilícito era comandado pelo juiz federal, João Carlos da Rocha Mattos, juntamente com os delegados da Polícia Federal José Augusto Bellini e Jorge Luiz Bezerra da Silva (aposentado), além do agente federal César Herman Rodrigues.

O relatório final da Operação Anaconda, cujas investigações tiveram início em fevereiro de 2002, possui 145 páginas e também aponta como participantes da quadrilha os juízes federais Casem Mazloum e Ali Mazloum, o delegado da PF Dirceu Bertin (ex-corregedor), a auditora fiscal aposentada e ex-mulher de Rocha Mattos, Norma Cunha, os advogados Carlos Alberto da Costa Silva e Affonso Passarelli Filho e os empresários Wagner Rocha e Sérgio Chimarelli Júnior.

Embora boa parte dos acusados já esteja presa há mais de um ano, o MPF pede que seja aplicada pena de um a três anos de cadeia para os integrantes da quadrilha.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!