Defesa das prerrogativas

OAB vai dar assistência a advogado acusado de comprar dossiê

Autor

7 de outubro de 2015, 20h28

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, com base no artigo 49, parágrafo único do seu estatuto, nomeou os advogados José Roberto Batochio e Guilherme Batochio para prestar assistência ao criminalista Augusto de Arruda Botelho.

Botelho, um dos advogados da Odebrecht na “lava jato”, é acusado pela Polícia Federal de comprar dossiês de policiais com informações sigilosas que serviriam para prejudicar as investigações. Os advogados peticionaram nesta quarta-feira (7/10), na vara criminal de Curitiba, para ter vista imediata dos autos e tomar ciência do que está sendo exatamente investigado no caso envolvendo o presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.

De acordo com o artigo, os presidentes dos conselhos e das subseções da OAB têm legitimidade para intervir, inclusive como assistentes, nos inquéritos e processos em que sejam indiciados, acusados ou ofendidos os inscritos na entidade. Criminalistas ouvidos pela ConJur manifestaram solidariedade a Botelho e denunciaram a tentativa de enfraquecer o direito de defesa.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!