Ranking processual

Levy Fidelix é o candidato com mais ações na Justiça paulista

Autor

29 de setembro de 2012, 8h31

Reprodução
Com menos de 1% das intenções de voto, Levy Fidelix (PRTB) é o candidato à Prefeitura de São Paulo que mais acumula processos na Justiça estadual de São Paulo. Em pesquisa no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fidelix aparece em nove processos, incluindo os já arquivados e suspensos.

O candidato do aerotrem figura em ações de despejo e execuções fiscais, por exemplo. 

O líder das pesquisas eleitorais de intenção de voto, Celso Russomanno (PRB), vem em segundo lugar no ranking de maiores litigantes no TJ-SP, com quatro ações. Em primeira instância, ele aparece em um processo civil. Há uma ação criminal em grau de recurso, mas pendente de julgamento. Há, ainda, outras duas ações, mas que já arquivadas.

Em um dos processos, Russomanno aparece como requerido em uma Ação Cautelar contra o Hospital São Camilo. O caso, que aconteceu em outubro de 1990, foi o que deu fama ao candidato. Ele filmou a situação do hospital na noite em que sua ex-mulher morreu, com o objetivo de mostrar mal atendimento e superlotação. Ele acusou o hospital de negligência médica na morte da mulher. O processo se arrastou por quase quatro anos e o hospital foi absolvido pelo Tribunal de Justiça.

Reprodução

À época em que o programa televisivo do SBT Aqui Agora era um sucesso e Russomanno era a principal estrela, os tribunais já armazenavam processos contra ele. No programa do SBT, o candidato fez reportagens contra várias empresas que foram  aos tribunais contestá-lo.

Em uma das ações, Russomanno acusou uma companhia de automóveis de vender um carro com o motor fundido. A acusação rendeu ao SBT um processo por perdas morais e materiais, além das custas processuais. 

Reprodução

José Serra (PSDB) e Paulinho da Força (PDT), estão empatados no terceiro lugar do ranking.

Fernando Haddad (PT) responde, em primeiro grau, por uma ação civil de improbidade administrativa. É a mesma quantidde de processos de Soninha Francini (PPS), que também aparece em um processo contra a Editora Globo.

Eymael (PSDC), Miguel (PPL), Gabriel Chalita (PMDB), Carlos Giannazi (PSOL), Anai Caproni (PCO) e Ana Luiza (PSTU) não apresentam ações no tribunal consultado.

Mesmo nome
A pesquisa no TJ-SP foi feita com base nos CPFs dos candidatos. No Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça, os processos devem ser consultados pelo nome da parte ou do advogado ou pelos números do processo. Assim, a contagem de processos em tais cortes está mais sujeita a erros, por causa de homônimos dos candidatos.

Reprodução
Sendo assim, no STJ, Paulo Pereira da Silva — nome de Paulinho da Força — é o candidato que aparece com mais processos: são 67 no total. No Supremo, são 38 ações.

O nome José Serra aparece no STF em 20 processos e no STJ em 17. Celso Russomanno tem 12 ações no Supremo e 17 no STJ. 

Levy Fidelix, o campeão em São Paulo, aparece em quatro no STF e três no STJ. O nome de Fernando Haddad aparece no STF em dois processos. No STJ são dois. Gabriel Chalita está em um processo no Supremo e em nenhum no STJ. No nome de Eymael, são três no STF e nenhum no STJ. Soninha não aparece em nenhum processo do STF e em apenas um no STJ. 

Quanto aos nomes de Ana Luiza de Figueiredo Gomes, Anai Caproni Pinto, Carlos Alberto Giannazi, Miguel Manso Perez, não foram encontrados nenhum processo, tanto no STF quanto no STJ.

*Texto alterado às 13h15 da segunda-feira (1º/10) para alteração dos títulos.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!