Ficha Limpa

Jader Barbalho toma posse no Senado na semana que vem

Autor

20 de dezembro de 2011, 6h12

José Cruz/SF
Com o direito de assumir o cargo recém-declarado pelo Supremo Tribunal Federal, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) deve tomar posse na semana que vem. Ele foi o segundo candidato ao Senado mais votado do Pará no pleito de 2010, mas teve sua candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa. O STF decidiu este mês que a norma só pode ser aplicada às eleições de 2012.

O primeiro suplente de Jader, Fernando da Costa Ribeiro, foi à Secretaria-Geral da Mesa do Senado nesta segunda-feira (19/12) entregar os documentos necessários à posse do titular. Entre os papéis, o diploma fornecido na semana passada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará.

A última reunião da Comissão Diretora do Senado está marcada para às 11h desta terça-feira (20/12). É nesse encontro que os senadores devem levar os documentos apresentados por Jader: o diploma do TRE-PA e a retotalização dos votos do paraense, determinada pelo Supremo.

Depois da reunião, será contado o prazo de cinco dias úteis para a posse de Jader. Assim, ele pode ser empossado a partir do dia 28/12.

Segundo Fernando da Costa Ribeiro, Jader Barbalho ainda deve conversar com o presidente do Senado, senador José Sarney, para acertar a data da posse. A cerimônia se realizará perante a Comissão Diretora, visto que, a partir de 23 de dezembro o Congresso estará em recesso, só retomando seus trabalhos no dia 2 de fevereiro de 2012. Com informações da Agência Senado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!