Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Senhor das eleições

O estrategista Lewandowski assume o TSE

Por  e 

“Conheci um menino que é um gênio. No piano, parece um concertista. Aos 14 anos, discutiu comigo história e filosofia. Anote esse nome, que é um pouco complicado: Enrique Ricardo Lewandowski. Um dia ele será um homem muito importante.” Esta foi a impressão do jurista Clóvis Ramalhete ao conhecer o garoto, que nesta quinta-feira (22/4), tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. O desembargador Nelson Calandra, a quem Ramalhete contou sobre sua descoberta, afirma que o novo comandante da Justiça Eleitoral brasileira é uma pessoa especial, com vivência na vida política e sensibilidade.

Outro colega de Lewandowski, o desembargador Viana Santos, atual presidente do Tribunal de Justiça paulista, chama a atenção para a sua especialização em Direito Público, que será de grande valia para comandar a Justiça Eleitoral e, ainda, as eleições 2010. “Ele é de grande valor, muito culto. Não será rigoroso”, avalia Santos. O procurador-geral do Estado de São Paulo, Marcos Fábio Nusdeo, afirma que se trata da pessoa certa. “O ministro conhece bem a matéria. Vai atuar com foco na gestão e na moderação.”

Mário Sérgio Duarte Garcia, advogado e ex-secretário de Justiça de São Paulo, diz que o novo presidente deve dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, Ayres Britto, e tem como qualidades a honradez e devotamento ao trabalho.

As expectativas
Os advogados eleitorais estão de olho na nova composição do TSE, com a entrada de Aldir Passarinho e Hamilton Carvalhido e a saída de Félix Fischer e Fernando Gonçalves. A expectativa é conhecer o entendimento dos dois novos na casa sobre matérias eleitorais. Para muitos, o ministro Lewandowski deve ser mais técnico do que seu antecessor Carlos Ayres Britto e levar mais em consideração a jurisprudência, em vez de tentar inovar algum entendimento.

Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Fux, Lewandowski deve imprimir na administração da corte eleitoral a sua marca de eficiência. “É um homem de estratégias”, afirmou ele, ao se referir ao ISO 9001 conquistado pelo novo presidente em seu gabinete no Supremo Tribunal Federal e mais recentemente também no TSE.

Fux afirma que a tendência é que o número de processos aumente com a liberação da internet nas eleições. O advogado eleitoral Jackson Domênico e o juiz eleitoral Evandro Pertence concordam. Dizem que a possibilidade do uso de Orkut, blogs, Facebook e sites deve fazer crescer o número de casos levados à Justiça eleitoral. Mas, segundo Evandro Pertence, os tribunais não serão abarrotados e a Justiça eleitoral continuará com a sua marca de celeridade.

Domênico afirma que o número de processos vai alavancar também por outros motivos. Um deles é porque a Justiça eleitoral conquistou mais credibilidade. “Antes, não se via notícias de candidatos cassados e hoje sim”, compara.

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Paulo Henrique dos Santos Lucon, se diz suspeito para falar sobre o novo chefe da Justiça Eleitoral. Foi seu aluno na Faculdade de Direito da USP, onde hoje trabalham juntos como professores. Diante desse quadro, limita-se a dizer que “Lewandowski é um sujeito culto e voltado à garantia dos direitos”.

 é editora da revista Consultor Jurídico e colunista da revista Exame PME.

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 22 de abril de 2010, 21h05

Comentários de leitores

3 comentários

DEM-ONIACOS & PSDB AS TRAIRAS DO C2!!!

Luiz Pereira Carlos (Técnico de Informática)

CESAR MAIA e JOSÉ SERRA abre concessão de Rodovias e AVENIDAS de olho na ARRECADAÇÃO FABULOSA dos PEDAGIO LAMSA(RJ), VIA LAGOS(RJ), CLN(BA), RODOANEL(SP) junto com BNDS, BID, FUNDOS DE PENSÃO liderando OAS-INVEPAR formaram atualmente Cartel Nacional Blindado pra captar dinheiro vivo distribuir na campanha e garantir permanência do esquema DEM-PSDB
*
http://sites.google.com/site/arrudafilialriocom/

ESTRATEGISTAS DE PLANTÃO FAZEM PESQUISA.

Luiz Pereira Carlos (Técnico de Informática)

*
Segundo pesquisa existe UM MENSALINHO DE GABINETES a LAMSA BANCA FINANCEIRAMENTE C2 e AUTORIDADES TIPO PROCURADOR, PROMOTOR, JUIZ, DESEMBARGADOR, POLITICOS, no estilo MENSALINHO como se fosse a “TAXA DO CALADÃO” pra que essas autoridades e a SEFAZ, POLICIA FEDERAL, TCM, finjam que esse pedágio na AVENIDA é LEGAL e CONSTITUCIONAL
*
http://sites.google.com/site/arrudafilialriocom/

* DISSIMULANDO C2 DOS BANDIDATOS !!!

Luiz Pereira Carlos (Técnico de Informática)

CRECIMENTO DE “PEDAGIOS” CONCEDIDOS PELOS PARTIDOS DEM-PSDB-PT LOTEARAM BRASIL PRA PULVERISAR CAIXA2
MAQUINA DA CORRUPÇÃO FUNCIONARÁ ASSIM:
PARA BLINDAR O ESQUEMA FORMAM UM CARTEL ENVOLVENDO FUNDOS DE PENSÃO E FINANCIMANTOS EM MOEDA ESTRANGEIRA, ISSO PRODUZ NA JUSTIÇA A FUNDAMENTAÇÃO COM BASE NA FIGURA – PERICULUN IN MORA – QUE NÃO PERMITE DESMONTAR O ESQUEMA
DINHEIRO VIVO NA MALA OU CUECA - CABINES DE ARRECADAÇÃO FICA INTERMITENTE VARIANDO E SIMULANDO SISTEMA FORA DO AR EMITINDO RECIBOS NÃO CONTABILISADO ATÉ SOMAR MONTANTE CUJOS VALORES SERÃO REPASSADOS AO C2 E DISTRIBUIDOS TIPO MENSALINHO A AUTORIDADES CONIVENTES...
http://sites.google.com/site/arrudafilialriocom/

Comentários encerrados em 30/04/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.