RETROSPECTIVA 2009

Julgamento de recursos repetitivos racionalizou STJ

Autor

17 de dezembro de 2009, 10h34

Este texto sobre Direito Empresarial faz parte da Retrospectiva 2009, série de artigos sobre os principais fatos nas diferentes áreas do Direito e esferas da Justiça ocorridos no ano que termina.

Arnold Wald - SpaccaSpacca" data-GUID="arnold_wald.png">

No balanço da atividade judicante realizada pelo Egrégio Superior Tribunal de Justiça no curso do ano que se encerra, significativos avanços e consolidações de posições devem ser ressaltados, sob o ponto de vista do Direito Empresarial.

Como destaque inicial, há que ressaltar o incremento que a efetiva utilização da sistemática do julgamento dos recursos repetitivos tem dado à racionalidade dos trabalhos do Tribunal, considerada a perspectiva que já se anuncia e mesmo se constata de uma maior celeridade na prestação jurisdicional – pelo menos em controvérsias que se repetem em múltiplos feitos -, indo ao encontro de mandamento constitucional (art. 5º, LXXVIII, da CF) que, como garantia fundamental do cidadão, vincula a efetividade da jurisdição ao tempo razoável de duração dos processos.

No âmbito dos pronunciamentos específicos da Eg. Corte, deve-se destacar importantíssimo precedente envolvendo discussão que clamava por decisão definitiva e pacificação da jurisprudência em torno dos créditos relativos aos valores recolhidos a título do Empréstimo Compulsório incidente sobre o consumo de energia elétrica, instituído pela Lei nº 4.162/62, devido em favor da Eletrobrás e recolhido no período de 01.01.1964 a 31.12.1993..

Os contribuintes consumidores de energia submeteram ao Judiciário pleitos de recebimento de parcela de diferença de correção monetária aplicada a menor em seus créditos e o seu reflexo no valor correspondente aos juros remuneratórios. Argumentaram com o princípio da proibição do enriquecimento ilícito e da vedação do confisco, bem como com o entendimento de que a correção plena nada acresce, apenas mantendo o capital, de forma a que em dois momentos distintos no tempo ele tenha o mesmo valor intrínseco.

O C. Superior Tribunal de Justiça, no âmbito da sua Eg. Seção de Direito Público e já sob a égide da sistemática própria do regime dos recursos repetitivos, decidiu, ao julgar os RESPs nºs 1.028.592 e 1.003.955, ambos da Relatoria da Min. Eliana Calmon, que, i) a prescrição da pretensão ocorre em 05 (cinco) anos, nos termos do Dec. nº 20.910/32, contados, de regra, a partir do vencimento da obrigação de devolução dos valores, que se dava 20 (vinte) anos após os recolhimentos efetuados; e, no caso de antecipação do vencimento, o prazo prescricional teria como termo inicial as datas (20/04/1988, 26/04/1990 e 30/06/2005) das 03 (três) Assembléias Gerais Extraordinárias realizadas pela Eletrobrás para a homologação da conversão dos créditos do Empréstimo Compulsório em ações da Companhia; ii) a correção monetária deve ser plena, contando-se desde a data de cada recolhimento até a data do efetivo reembolso, incidindo, inclusive, os expurgos inflacionários; iii) os índices a serem aplicados são os correspondentes à variação da ORTN (de 1964 a 02/86), OTN 03/86 a 01/89), IPC (01/89 a 02/89), BTN (03/89 a 03/90), IPC (03/90 a 02/91), do INPC (03/91 a 11/91) IPCA-série especial (12/91), UFIR (01/92 a 12/00) e IPCA-E (01/00 até hoje). Não incide a taxa selic; iv) incidem juros moratórios e remuneratórios de 6% ao ano.

Assim, o precedente citado revela-se um alento aos contribuintes credores, já que, mais uma vez, em caso de grande repercussão, envolvendo valores vultosos, a Corte reiterou o direito à correção monetária plena, como forma de evitar o enriquecimento sem causa.

Em outro caso de grande repercussão social, a C. Segunda Seção, ao apreciar o RESP nº 1.071.861, afirmou que o DPVAT tem natureza jurídica de seguro obrigatório de responsabilidade civil e, em conseqüência, o prazo prescricional das pretensões de sua cobrança é de 03 (três) anos, a teor da regra contida no art. 206, § 3º, IX, do Código Civil. Referido julgamento fundamentou a edição da Súmula nº 405 do Eg. STJ, cuja redação é a seguinte: “A ação de cobrança do seguro obrigatório (DPVAT) prescreve em três anos”. 

Na mesma linha de relevância, considerada, nessa oportunidade, matéria processual, o Eg. STJ teve a oportunidade de reafirmar o entendimento já adotado pela C. Corte Especial, no sentido de que a decisão proferida em sede de ação civil pública produzirá efeitos “erga omnes” no âmbito da competência territorial do órgão prolator, de acordo com a norma inscrita no art. 16 da Lei nº 7347/85, com a redação que lhe foi conferida pela Lei nº 9494/97. Trata-se do RESP nº 1.034.012, em que se discutia a restrição dos efeitos da decisão proferida pelo Eg. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios que condenara empresa de telefonia à devolução em dobro de valores indevidamente cobrados dos seus usuários em todo o país.

E, ainda no campo processual, merece especial referência a posição assumida pela Eg. Segunda Seção no julgamento do RESP nº 1.110.549, segundo a qual devem ser suspensas as ações individuais até o julgamento da ação coletiva ajuizada que discute a mesma tese jurídica de mérito.

No caso então em questão, tratava-se de ação individual ajuizada por poupador que pleiteava o recebimento de diferenças de correção monetária em razão da edição de diversos planos econômicos. Discutia-se decisão do Eg. Tribunal “a quo” que determinara a suspensão do seu trâmite até o julgamento da ação coletiva ajuizada pelo Ministério Público sobre a mesma questão de fundo.

Assim é que, conferindo a dispositivos do Código de Defesa do Consumidor e do Código de Processo Civil interpretação mais consentânea com a orientação atual de busca de uma maior efetividade da atividade jurisdicional, prejudicada, em grande parte, pela imensa quantidade de processos, muitos dos quais representativos de uma mesma controvérsia, o C. STJ, fazendo referência à própria sistemática dos recursos repetitivos (art. 543-C do CPC), assentou a correção da determinação de julgamento, em primeiro plano, da ação coletiva, suspendendo-se os processos individuais multitudinários contendo a mesma lide.

Ainda no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, destaca-se acórdão da 2ª Turma, da lavra da em. Ministra Eliana Calmon, por meio do qual foi julgada procedente a Reclamação nº 3.016, para garantir a autoridade de decisão anterior do Tribunal e, em conseqüência, a eficácia de acordo de acionistas celebrado pelos adquirentes privados de participação acionária no âmbito da empresa de saneamento do Estado do Paraná – Sanepar; acordo previsto no Edital de Privatização da empresa, e que por isso mesmo integrava as condições originais da proposta.

O Eg. STJ, ao julgar o RMS 18.769, declarou a nulidade, com efeitos ex tunc, do Decreto Estadual nº 452/2003, que por sua vez anulara o mencionado acordo de acionistas. A tônica essencial do julgamento residiu na afirmação da necessidade de cumprimento dos contratos e avenças formalizadas legitimamente pela Administração, como forma sobretudo de proteção da iniciativa privada contra rompimentos unilaterais que desvirtuam, sob o manto de proteção do interesse do Estado, a mera realização de interesses circunstanciais de governo.

E, assim, ao apreciar a Reclamação, julgou que estaria sendo descumprida a autoridade da referida decisão, em razão da convocação, pelo Estado do Paraná, de Assembléia Geral para aumento de capital da Sanepar.

Com esta decisão, portanto, reiterou o Superior Tribunal de Justiça seu compromisso na construção de um ambiente juridicamente seguro e estável, substrato indispensável à edificação do tão almejado desenvolvimento econômico do país.

Esse breve relato de casos pontuais revela, ao fim e ao cabo, uma atuação altiva e segura do Eg. Superior Tribunal de Justiça na prestação pronta e eficaz da jurisdição, perseguindo o valor da segurança calcada na previsibilidade e certeza quanto às conseqüências de condutas adotadas no plano das relações empresariais, sempre dinâmicas, inovadoras e que despertam questionamentos e indefinições que estão a exigir, no plano da interpretação judicial das normas jurídicas aplicáveis, incessante trabalho e constante evolução.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!