Antes da liberdade

Acusado da morte de Dorothy Stang é transferido

Autor

23 de abril de 2009, 15h26

O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de ser o mandante da morte da missionária americana Dorothy Stang, deve ser transferido para Belém nesta quinta-feira, antes de ser beneficiado com a liminar de soltura que recebeu na quarta-feira (22/4), do Superior Tribunal de Justiça. As informações são do jornal O Globo.

O fazendeiro será levado novamente a júri popular, provavelmente no segundo semestre deste ano. No início do mês, o Tribunal de Justiça do Pará anulou o julgamento em que Bida foi absolvido da acusação de ser o mandante da morte da missionária, executada a tiros em fevereiro de 2005. Ele chegou a ficar duas semanas preso na Centro de Recuperação de Altamira até ser beneficiado por uma decisão do STJ na quarta-feira.

Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública do Pará, o fazendeiro foi transferido para Belém antes do cumprimento da liminar porque esse deslocamento já estava programado, a pedido da Justiça de Altamira.

Como a liminar de soltura não chegou à casa penal onde ele estava lotado, Bida foi levado algemado e escoltado até o aeroporto de Altamira, por volta das 11h da manhã desta quinta-feira (23/4). Às 11h45, ele embarcou para capital em um avião comercial. Em Belém, ele será levado ao Centro de Recuperação do Coqueiro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!