Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Escuta clandestina

CPI dos Grampos aprova convocação de Daniel Dantas

A CPI das Escutas Telefônicas da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, para prestar depoimento. Daniel Dantas deve comparecer à CPI em agosto, quando acaba o recesso parlamentar.

O requerimento apresentado pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) pede que Daniel Dantas esclareça as acusações de que contratou a empresa americana Kroll, que faz investigação privada, para espionar desafetos na fase que antecedeu a mudança de controle acionário da Brasil Telecom. Um dos interceptados foi ex-ministro Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação).

Além do depoimento de Dantas, a CPI aprovou a convocação do juiz Fausto Martin de Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, que decretou a prisão do banqueiro e dos demais acusados de crimes financeiros investigados pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Também prestará depoimento o delegado da PF Protógenes Queiroz, que conduziu as investigações sobre o caso até esta terça-feira (15/7), quando se afastou do inquérito.

A CPI vai ouvir ainda o delegado da PF Romero Menezes, responsável pela Operação Chacal, que fez diligências nos escritórios da Kroll.

Daniel Dantas foi alvo, no dia 8 de julho, da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de crimes financeiros comandado pelo dono do banco Opportunity. Dantas foi preso e solto por duas vezes. Também foram detidos o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o investidor Naji Nahas. Eles também estão em liberdade.

Revista Consultor Jurídico, 16 de julho de 2008, 13h30

Comentários de leitores

1 comentário

Antigamente isso era papel da polícia, deveria ...

Gilvandi de Almeida Costa (Estudante de Direito)

Antigamente isso era papel da polícia, deveria continuar sendo. Os senhores deputados, pelo fato de se sentirem donos do poder, inexplicavelmente convoca tal CPI> Talvez os senhores deputados estão se prevenindo, tentando descobriri se o nome de algum membro dessa sublime instituição não se encontra entre envolvido com os escãndalos atuais,,, se estiver... vacina já! Pobres brasileiros! pra onde vamos?

Comentários encerrados em 24/07/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.