Notícias
15 fevereiro 2008
Escândalo dos precatórios
MPF paulista recorre e pede aumento da pena de Celso Pitta
O Ministério Público Federal em São Paulo recorreu da decisão que condenou o ex-prefeito e então secretário da Fazenda da gestão Maluf, Celso Pitta, e o ex-coordenador municipal da dívida pública, Wagner Baptista Ramos, por crimes funcionais cometidos no caso que ficou conhecido como o “escândalo dos precatórios”.
Pitta e Ramos foram condenados, cada um, a 4 anos e 4 meses de detenção pelos crimes de desvio de verba pública e endividamento do município sem autorização legal. Os dois foram absolvidos do crime de falsidade ideológica. O juiz Márcio Rached Millani, da 8ª Vara Criminal Federal de São Paulo, entendeu que a falsidade ideológica foi o “delito meio” para atingir “o fim” — no caso, o desvio de verbas públicas na gestão Maluf.
Para o procurador da República André Libonati, autor da Apelação, Pitta e Ramos devem ser condenados também, por seis vezes, pelas falsificações, já que o ex-secretário e o ex-coordenador enviaram documentos falsos ao Senado e ao Banco Central do Brasil, no ano de 1994, para conseguir autorização para a emissão de mais títulos da dívida pública para o município.
Libonati afirmou que a decisão “dá azo a flagrantes injustiças, pois, muitas vezes, acaba-se punindo o agente por um delito cominado com pena menor em detrimento de um delito cuja pena é superior, como, aliás, ocorre nos presentes autos!”. Além disso, ao punir apenas os crimes funcionais, a Justiça deixaria de considerar a fé pública de um documento e sua importância, afirma o MPF.
Para o procurador da República, ignorar as seis falsificações supostamente cometidas pelos acusados acarreta uma situação jurídica inaceitável. Somente pelas seis falsificações, o MPF estima que Pitta e Ramos poderiam ser condenados a até 8 anos e 4 meses de reclusão. A Apelação será analisada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
Revista Consultor Jurídico, 15 de fevereiro de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 13/02/2008 Pitta é condenado a ressarcir município de São Paulo
- 06/06/2007 Celso Pitta consegue reduzir preço de perícia judicial
- 20/07/2006 Justiça Federal aceita denúncias contra Celso Pitta
- 13/07/2006 Celso Pitta recorre da condenação por dano ao erário
- 20/04/2006 Ex-prefeito Celso Pitta não consegue foro privilegiado
- 10/11/2005 Maluf e Pitta se livram de multa mas ficam inelegíveis
- 15/12/2004 Condenado recorre ao STF para trancar ação penal
- 17/08/2004 Quatro acusados são condenados pelo TRF da 3ª Região
- 14/05/2003 Empresário acusado de sonegação é absolvido
- 31/10/2001 Juíza livra Maluf de processos por causa de precatórios
- 22/02/2001 TJ anula condenação de Maluf, Pitta e Wagner Ramos.
- 28/05/1998 Autoridades catarinenses são indiciadas
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
Quanto malandro neste Brasil! Celso(s) Pitta(s)...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 23/02/2008.