Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Assinatura reserva

Juiz federal é condenado a nove anos por falsificar documentos

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS) condenou, na quinta-feira (10/12), o juiz federal Salem Jorge Cury a nove anos e quatro meses de prisão, multa e perda do cargo por falsificar documentos e por coação no curso do processo. Também foi condenado o ex-diretor de secretaria da Vara Federal de Jales, Vander Ricardo Gomes de Oliveira, a cinco anos e três meses de prisão e multa.

Segundo denúncia do Ministério Público Federal, Gomes de Oliveira assinou documentos em nome do juiz com autorização dele. Durante as investigações, Cury também ameçou duas servidoras da Vara Federal. Ele as obrigou a mentir em depoimentos à Polícia Federal e ao TRF.

Pelo crime de falsidade de documento, os desembargadores do Órgão Especial estipularam, para os dois, pena de cinco anos e três meses de reclusão e 210 dias-multa no valor de um salário mínimo cada um (R$ 87,1 mil).

Cury também foi condenado por mais quatro anos e um mês de prisão, mais 204 dias-multa (R$ 84,6 mil) pelo crime de coação no curso do processo. Gomes de Oliveira já havia sido exonerado do cargo de diretor da secretaria em processo disciplinar aberto para apurar os fatos.

Revista Consultor Jurídico, 12 de dezembro de 2008, 20h06

Comentários de leitores

5 comentários

Não sei o porquê de tanto espanto quando, ás ve...

Lisete (Outros)

Não sei o porquê de tanto espanto quando, ás vezes, destampam a latrina do PJ. Claro que não são todos os juízes, repare-se. Mas, alguém poderia explicar como o crime se organizaria "tão perfeitamente" no Brasil (aliás, a única coisa realmente organizada)sem a mão amiga do PJ? Impossível, senhores, impossível.

Lamentavél é pouco. Quantos casos identicos a e...

Gil (Arquiteto)

Lamentavél é pouco. Quantos casos identicos a este existem e que não foram sequer investigados ou denunciados.

Incrível mais Real, estamos nas mãos de Bandido...

advocaciasemmedo (Outros)

Incrível mais Real, estamos nas mãos de Bandidos de Togas(claro q não são todos)mas existem em boa quantidade, falsificam, mandam Grampear, abusam, mandam prender verdadeira Ditadura de Juizes que não honram a Toga q vestem.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 20/12/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.