Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Por antiguidade

Juíza investigada por ligação com traficante é promovida

A juíza que inocentou o traficante colombiano Gustavo Duran Bautista, acusado de enviar cocaína para a Europa, foi promovida. A Polícia gravou conversas por telefone entre a juíza e o traficante. Nesta segunda-feira (10/9), ela assumiu novo cargo em Salvador e disse que não tem ligação com o traficante. A informação é do portal G1.

A juíza Olga Regina Guimarães foi a primeira a tomar posse. Ela faz parte de um grupo de 50 juízes transferidos do interior para Salvador e promovidos por antigüidade ou merecimento. No caso de Olga, foi por antigüidade.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça da Bahia, Olga chegou ao cargo mais alto entre os juízes, na entrância especial, e deve ter aumento de 7% no salário.

Na semana passada, o TJ da Bahia abriu um inquérito para investigar ligações da juíza com o traficante colombiano. Ele foi preso no Uruguai em agosto com 500 quilos de cocaína.

A droga era do grupo colombiano de Juan Carlos Abadia, que foi preso em São Paulo, também no mês passado. Em 2001, a Polícia encontrou cocaína em caixas de frutas com fundo falso em uma fazenda de Gustavo Duran.

Mesmo assim, a juíza Olga Guimarães, que na época era titular em Juazeiro, absolveu o traficante. Nesta segunda, na posse, ela disse que é inocente e não tem ligação com Duran.

Ligações gravadas

A Polícia Federal gravou telefonemas da juíza com o colombiano. Em um deles, Olga Guimarães diz que foi a PF e estava tudo certo com as fichas de antecedentes do traficante. Ele responde: "Tá bom, doutora. Amanhã vou colocar aquele negócio que o senhor Balduíno me falou".

Balduíno Santana é o marido da juíza. Em outro telefonema, ele reclama que não caiu nenhum dinheiro na sua conta. E o traficante se compromete a depositar na manhã seguinte.

Em outra ligação, o traficante informa a Balduíno que só depositou R$ 14,8 mil porque estava apertado. O marido da juíza agradece.

Revista Consultor Jurídico, 10 de setembro de 2007, 17h14

Comentários de leitores

16 comentários

Será que após ouvir as gravações feitas pela Po...

Anterobat (Contabilista)

Será que após ouvir as gravações feitas pela Polícia Federal falando inclusive dos valores depositados não é suficiente para trancafiar essa "juíza" por um bom tempo. Até que seria bom que ela fosse para aquela cadeia onde estava detida a menor (14 anos), em companhia de 30 marmanjos. Talvez ela encontrasse motivos para também conceder HC para alguns deles. Começo a ter pena do ilustre e honrado baiano por ser conterrêneo dessa Meritíssima e do ACM, padrinho dos soterapolitanos. Onde quer que esteja o mais ilustre dos juristas brasileiro, com certeza estará chorando de vergonha de tão vis concidadãos. A justiça brasileira deveria hastear a sua bandeira a meio-pau em sinal de luto por tamanha afronta. Dra. Olga Regina Guimarães MMa. Juíza de Direito das cortes baianas, teu nome deveria ser gravado "a ouro" nas paredes de todos os Tribunais de Justiça da Bahia e do Brasil. Este ato de heroismo pratica por V. Excia. é digno de medalha, e a promoção deveria ser por merecimento, por ter prestado tão relevante serviço ao país. Inocentar um traficante com quem mantem estreitas relações, a ponto de tratar, por telefone, o custo dessa sentença é, sem dúvida um ato de coragem merecedor das mais altas honraris que um "magistrado" poderia alcançar. Vou ficando por aqui, por que já estou me sentindo enojado com essa vil matéria.

A juiza não é amiga do ilustrissimo traficante...

raptor (Vendedor)

A juiza não é amiga do ilustrissimo traficante, apenas pediu uma ajudazinha para pagar as contas do mes! Também que tem um salário corroido desses! Igual a pensionista do INSS. E haja fome zero, bolsa escola, etc. O TERCEIRÃO está chegando. Aguardem.....

OLHA GENTEM....VOCES TODOS QUE COMENTARAM ANTES...

fatmancofat (Outros)

OLHA GENTEM....VOCES TODOS QUE COMENTARAM ANTES E DEPOIS DESSES FATOS PODRES DO NOSSO MAIS PODRE SUPREMO PODER COOPERATIVISTA. NÃO ADIANTA SÓ CRITICAR E DEPOIS NADA VAI MUDAR! ESSE PAÍS JA FOI PLANEJADO E DESCOBERTO POR PORTUGUESES E ESPANHÓIS.QUE SÓ SABEM NOS SUGAR SUGAR ATÉ HOJE..HAJA VISTA TODAS AS EMPRESAS DESSES PAISES QUE NOS COMPRARAM JUNTO COM NOSSAS LINHAS DE CELULARES, FIXOS..E CANAIS DE TVS ABERTAS E FECHADAS. SOMOS E SEMPRE SEREMOS ESCRAVOS DOS EUROPEUS..E NUNCA NUNCA MESMO SEREMOS INDEPENDENTES DELES...SABEM AQUELE DITADO ANTIGO DOS NOSSOS AVÓS? QTO MAIS VOCE SE ABAIXA MAIS SUA BUNDA APARECE? È ISSO NÓS BRASILEIROS MANSOS E PASSIVOS SEMPRE NOS CURVAMOS AOS EUROPEUS E TB AOS AMERICANOS POIS ACHAMOS QUE TUDO QUE É IMPORTADO È MELHOR DO QUE NÓS MESMOS. AGORA É SÓ AGUENTARMOS CALADOS POIS O QUE TA FEITO ESTÁ FEITO E NINGUEM MUDARÁ NUNKINHA!! PAU QUE NASCEU TORTO VAI CONTINUAR TORTO, INFELIZMENTE. PORQUE O POVO NÃO PINTA AS SUAS CARAS QUE NEM NO IMPICHEAMENT? PORQUE NÃO TEMOS O APOIO DO CONGRESSO, DO SENADO, DA CNBB E NEM DOS OUTROS BRASILEIROS EM GERAL PRA FAZERMOS ISSO MAIS. SEMPRE FOMOS E SEREMOS "ACOMODADOS SIM, OBRIGADO"..O QUE IMPORTA É QUE 6a FEIRA È O DIA INTNL. DA CERVEJA E DA MULHERADA GOSTOSA QUE NOS FARÃO COMPANHIAS NOS BARES, BALADAS, FESTAS RICAS E BILIONARIAS, ETC..ETC..ETC... O RESTO É COMO O POVO DA MINISTRA: ´SÓ UM DETALHE, APENAS!!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 18/09/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.