Segundo momento

MPF promete apurar doação da Cisco do Brasil ao PT

Autor

24 de outubro de 2007, 16h56

O Ministério Público Federal afirma que vai investigar a suposta doação de R$ 500 mil da Cisco do Brasil para o PT. O dinheiro serviria para manipular o resultado de uma licitação da Caixa Econômica Federal. A suposta doação foi descoberta em um diálogo entre diretores da Cisco e da distribuidora Mude, interceptado pela Polícia Federal.

Na época em que tais diálogos surgiram nas interceptações telefônicas, autorizadas judicialmente, foi decidido que as investigações a respeito de fatos que não tivessem ligação com as fraudes em importação seriam apuradas assim que as diligências da Operação Persona fossem desencadeadas. O objetivo era não prejudicar o sigilo dos autos.

A Cisco do Brasil foi alvo da Operação Persona, deflagrada em conjunto pela Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal, no dia 16 de outubro. Entre 40 pessoas presas durante a operação, estavam o atual presidente da Cisco Systems do Brasil, Pedro Ripper, e o ex-presidente Carlos Roberto Carnevali. Trinta e quatro pessoas já conseguiram liberdade. Entre elas, os diretores da empresa.

A empresa é líder mundial no segmento de serviços e equipamentos de alta tecnologia para redes corporativas para internet e para telecomunicações e está sendo acusada de participar de esquema bilionário de sonegação de impostos no comércio exterior.

No momento, o MPF trabalha na análise do material apreendido na Operação Persona para apresentar a denúncia.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!