Notícias
11 abril 2007
Até o fim
Menor infrator tem que cumprir pena até os 21 anos
Menor infrator tem que cumprir medida sócio-educativa, imposta anteriormente, até completar 21 anos. A decisão é da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que negou liminar em Habeas Corpus com base no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O acusado, atualmente com 18 anos, recebeu medida sócio-educativa pela suposta prática de tráfico de entorpecentes, associação com o tráfico e posse de arma de fogo. Ele passou por internação, progredindo a seguir para o regime de semi-aberto. Ao atingir a maioridade, considerou que deveria se livrar da medida, sendo beneficiado com a liberdade.
Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, relator, existe previsão expressa no artigo 121, parágrafo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispondo que nesses casos, “até o complemento dos 21 anos, ele terá que se manter nessa situação, cumprindo essa medida sócio-educativa, se isso for indicado e necessário”. Foi seguido pelos ministros Carlos Ayres Britto, Sepúlveda Pertence e Cármen Lúcia.
O ministro Marco Aurélio considerou que o disposto no artigo 5º do ECA se refere à liberação compulsória ao se atingir a maioridade civil. Ele lembrou que por força do novo Código Civil a maioridade passou a ser aos 18 anos. Marco Aurélio foi voto vencido.
HC 90.129
Revista Consultor Jurídico, 11 de abril de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 11/03/2007 Entidades se mobilizam contra redução da maioridade penal
- 28/02/2007 Moldávia adota sistema menos rigoroso para menores
- 27/02/2007 Encarcerar jovens de 16 anos não irá recuperá-los
- 19/02/2007 Período máximo de internação de 3 anos é muito pequeno
- 16/02/2007 Redução da maioridade penal é inconstitucional
- 26/07/2006 Extinção de medida sócio-educativa só com 21 anos
- 06/11/2004 Champinha deixará a Febem em, no máximo, um ano e meio.
Comentários
Comentários de leitores: 6 comentários
Luis outros Esta é uma falácia. É como argum...
concordo plenamente
"Educai a criança de hoje para não punir o home...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 19/04/2007.