Notícias
1 setembro 2006
Novo júri
Substituição de testemunha justifica anulação de julgamento
Morelos Adolfo Verlage Vasquez, um dos denunciados pela morte do desembargador Irajá Pimentel, do Distrito Federal, deve ser submetido a novo Júri. A decisão é da 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Os desembargadores anularam o julgamento que absolveu o acusado, a pedido do Ministério Público e assistência de acusação.
Para os desembargadores, a substituição de uma das testemunhas de defesa pode ter causado prejuízo à acusação. O entendimento foi unânime.
De acordo com o processo, João Bento Pereira Neto, delegado de polícia de Nerópolis (GO), arrolado como testemunha da defesa, foi substituído por Saul José Dourado, no julgamento. A Turma concordou com o MP e com a assistência no sentido de que o teor do depoimento prestado pela testemunha substituída pode ter levado os jurados a absolver o réu.
Por seis votos a um, os jurados responderam “não” ao 3º quesito formulado pelo juiz-presidente do Júri: “se o réu concorreu efetivamente para o crime, encomendando-o ou fornecendo meios, armas e veículos para a o cometimento do crime”. A resposta afastou a participação do denunciado, prejudicando os demais quesitos.
O crime ocorreu em março de 2002. O desembargador Irajá Pimentel foi assassinado a tiros enquanto caminhava. Em dezembro de 2005, Rafael Vasquez, outro denunciado pelo crime, foi condenado a 16 anos e 4 meses de prisão.
Processo 2005.01.1072685-4
Revista Consultor Jurídico, 1º de setembro de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 05/04/2006 STF nega HC a responsáveis por morte de desembargador
- 02/01/2006 STF suspende liminar que impedia aplicação de teto
- 12/12/2005 Mexicano é condenado a 16 anos de prisão por matar juiz
- 13/11/2005 Jefferson perde primeiro caso na volta à advocacia
- 16/06/2005 Acusados de mandar matar desembargador têm HC negado
- 23/05/2002 Gilmar responde acusação de Reginaldo com acusação
- 15/03/2002 Desembargador aposentado é fuzilado no Distrito Federal
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 09/09/2006.