Notícias
13 janeiro 2006
Lavagem de dinheiro
Rocha Mattos pede novo Habeas Corpus ao Supremo
A defesa do juiz federal afastado João Carlos da Rocha Mattos entrou com novo pedido de Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal. Rocha Mattos é um dos envolvidos na Operação Anaconda, que investigou a venda de sentenças judiciais em São Paulo.
O juiz afastado está preso há mais de um ano nas dependências do Quartel da Polícia Militar — Regimento de Cavalaria Montada “Nove de Julho”, em São Paulo.
A defesa sustenta a ilegalidade da Ação Penal instaurada pelo crime de lavagem de dinheiro e pede que o Supremo conceda liberdade provisória ao réu. O mesmo pedido já foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça.
Os advogados alegam que toda a acusação estava formulada em declarações prestadas pelos próprios acusados durante procedimento administrativo instaurado pela Superintendência da Polícia Federal de São Paulo e que não há indícios suficientes da autoria do crime.
Segundo os autos, Rocha Mattos entregou a Paulo Roberto Maria da Silva cheques emitidos de uma conta corrente mantida por Norma Regina Emílio Cunha, ex-mulher do juiz. Os recursos tiveram origem em crimes contra a Administração Pública ou foram resultados da ação da quadrilha.
A defesa do juiz afastado afirma que o crime, como diz a Ação Penal, teria ocorrido quando o juiz e a ex-mulher estavam detidos na Custódia da Polícia Federal em São Paulo. “Em outras palavras, quando a sugerida quadrilha não mais existia”, ressalta. Os advogados também pedem o trancamento da Ação Penal.
HC 87.754
Revista Consultor Jurídico, 13 de janeiro de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 06/01/2006 Rocha Mattos e Bellini conseguem progressão de regime
- 27/12/2005 STJ nega liberdade provisória para Rocha Mattos
- 27/12/2005 Juiz não consegue anular depoimento a autoridades suíças
- 11/11/2005 Supremo mantém preso juiz federal Rocha Mattos
- 08/11/2005 Rocha Mattos fica em quartel e fará exames médicos
- 27/10/2005 Juiz Rocha Mattos entra com novo pedido de HC no STF
- 10/10/2005 Advogados são denunciados por negociar com Rocha Mattos
- 29/09/2005 Justiça recebe nova denúncia contra Rocha Mattos
- 21/09/2005 Justiça rejeita interpelação judicial de Rocha Mattos
- 17/05/2005 Rocha Mattos deve ser transferido para cela especial
- 13/04/2005 Juiz é inocentado de acusação de apropriação de lap top
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 21/01/2006.