Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Alvo nas eleições

PF vai investigar se Serra cometeu crime ao ligar PT ao PCC

A Polícia Federal deve investigar se o candidato ao governo do estado, José Serra (PSDB-SP), cometeu crime eleitoral ao insinuar ligação entre o PT e a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). O pedido para instauração de inquérito foi feito pela Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo.

A acusação é de que, no dia 13 de julho, Serra insinuou a ligação entre criminosos e o PT ao comentar os ataques ocorridos em São Paulo, que deixou mortos e feridos.

De acordo com o diretório estadual do PT, Serra cometeu os delitos previstos nos artigos 324, 325 e 326 do Código Eleitoral, que tratam respectivamente da prática de calúnia, difamação e injúria na propaganda eleitoral, bem como o crime previsto no artigo 323 do mesmo código, que trata da divulgação na propaganda eleitoral de fatos que se sabe inverídicos.

Reação do PT

O PT prometeu também processar o secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro. Motivo: ele insinuou existir ligação entre a facção criminosa PCC — Primeiro Comando da Capital e o ex-secretário dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto (PT). A declaração foi dada, na segunda-feira (7/8), no programa Canal Livre, da TV Bandeirantes.

O partido também ofereceu notícia-crime ao Tribunal Superior Eleitoral contra o presidente do PFL, Jorge Bornhausen, e o candidato a vice-presidente da República pela coligação Por um Brasil Decente (PSDB-PFL), José Jorge. O PT pediu que o Ministério Público Eleitoral instaure ação penal contra os dois representados pela prática de crimes contra a honra do partido e de seus filiados.

A notícia-crime foi assinada pelo presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini. Ele citou declarações dos dois pefelistas, que teriam vinculado o PT aos casos de violência supostamente praticados pelo PCC em São Paulo.

Revista Consultor Jurídico, 10 de agosto de 2006, 19h17

Comentários de leitores

5 comentários

Parabens para Procuradoria Regional Eleito...

Paulo Chaves de Araujo (Consultor)

Parabens para Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo que já adotou providências a fim de evitar que a campanha eleitoral se torne um debate de mentiras generalizadas.

Pior que as irresponsáveis declarações do candi...

Comentarista (Outros)

Pior que as irresponsáveis declarações do candidato do PSDB é constatar que, segundo as pesquisas eleitorais, ele está em primeiro lugar na disputa para o governo de SP, com chances de ser eleito ainda no primeiro turno. Mas como todos sabemos que cada povo tem o governo que merece, nem vale a pena entrar em maiores detalhes, quiçá reclamar... E tome mais quatro anos de governo (?) do PSDB/PFL em SP, para que eles possam dar continuidade à "excelência administrativa" e ao "choque de gestão" iniciados com o picolézinho de chuchu. Se o PCC nasceu durante o atual governo, talvez mais quatro anos façam bem ao povo de SP. Esta é, data vênia, a minha opinião. Um grande abraço a todos.

E obviamente vai investigar se o PT tem ligaçõe...

omartini (Outros - Civil)

E obviamente vai investigar se o PT tem ligações com o PCC? Esse tipo de insinuação não tem lugar em DEMOCRACIA CONSOLIDADA. Não se insinua, se denuncia à autoridade competente que aliás, está tratando o assunto, pela demora, ao meu ver, como algo normal em disputa eleitoral!!!!! Políticos...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 18/08/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.