Notícias

5 abril 2006

Funcionário fantasma

MP propõe ação penal contra Delúbio por receber sem trabalhar

O Ministério Público propôs abertura de ação penal contra Delúbio Soares e Noeme Diná Silva, funcionários públicos afastados, por crime de peculato (valer-se de cargo público para apropriar-se indevidamente de dinheiro público) e falsidade ideológica. Eles devem ser notificados nesta quarta-feira (5/4), a pedido do juiz José Carlos Duarte, da 7ª Vara Criminal de Goiânia.

Funcionários públicos podem ser notificados e chamados a apresentar defesa prévia antes mesmo de a denúncia ser formalmente recebida pelo juiz. Geralmente, o juiz recebe a denúncia antes do denunciado.

Segundo o MP, Delúbio Soares se beneficiou da Portaria 3764/2001, que o autorizou a prestar serviços, a título de colaboração, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás. Ele foi remunerado entre 9 de fevereiro de 2001 a 8 de fevereiro de 2005, sem no entanto ter prestado qualquer serviço ao sindicato. Na época, Delúbio ocupava o cargo de tesoureiro do PT e morava em São Paulo (SP).

Ainda de acordo com a denúncia, Noeme Diná Silva, ex-presidente do sindicato, atestava ilegalmente a freqüência de Delúbio Soares, sabendo que ele não estava prestando o serviço.

"Cumpre salientar que restou evidenciado ainda que, mesmo após ter expirado o prazo previsto na Portaria que colocou o denunciado Delúbio à disposição, no período de 9 de fevereiro de 2005 a maio do mesmo ano, Noeme continuou expedindo as declarações de freqüência dele para a Secretaria, embora não tenha havido solicitação de renovação. Apurou-se que somente os valores recebidos indevidamente após o término da licença foram ressarcidos ao erário", comentou a promotora Tamara Andreia Botovchenco Rivera.

Delúbio e Noeme já respondem, na parte cível, a Ação Civil Pública que tramita na 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia. A indisponibilidade de seus veículos foi decretada pela Vara.

Revista Consultor Jurídico, 5 de abril de 2006

Comentários

Comentários de leitores: 3 comentários

6/04/2006 11:05 Dourivan Lima (Publicitário)
Os bravos procuradores deveriam aproveitar para...
Os bravos procuradores deveriam aproveitar para ouvir o ex-governador Marconi Perillo. Essa história de que o Delúbio recebia para ficar à disposição da CUT e do PT é conhecida em Goiás há muito tempo. Será que o então governador, que reconheceu ter negociado questões do Estado com Delúbio várias vezes, era uma das raras pessoas do meio político que não tinha conhecimento disso?
6/04/2006 00:24 Reginaldo (Advogado Autônomo)
Parabéns aos bravos Promotores. Espero que o pr...
Parabéns aos bravos Promotores. Espero que o processo não acabe em piada de salão, como vemocorrendo no Congresso nacional.
5/04/2006 18:12 Lu2007 (Advogado Autônomo)
Ahahah..................Juro. Eu não sei se dou...
Ahahah..................Juro. Eu não sei se dou risada ou se choro. É inacreditável. Depois que eu li num site que o Zeca do PT está com um projeto de EC estadual para que o seu salário de 22 mil se torne vitalício, eu não duvido de mais nada deste PT.

A seção de comentários deste texto foi encerrada em 13/04/2006.