Notícias
10 julho 2005
Ilusões perdidas
Luiz Francisco defende quebra de sigilo de juízes e assessores
O Congresso deveria quebrar o sigilo de todos os parlamentares, seus assessores e familiares. A proposta é do procurador regional da República em Brasília, Luiz Francisco de Souza, que, em entrevista à Folha de S.Paulo defendeu também que os congressistas “se quiserem fazer uma faxina, deveriam estender isso a todos os membros do Judiciário e do Ministério Público Federal”.
Falando às jornalistas Fátima Fernandes e Cláudia Rolli, Luiz Francisco atacou “a corrupção no governo Lula” e afirmou que a cúpula do PT “foi conivente na CPI do Banestado” e com outros casos clamorosos de suspeita de roubalheira. A liderança petista, segundo ele, “atrapalhou o Ministério Público ao negociar um regulamento que impede os membros de investigar crimes ex-officio, ou seja, quem achar que tem algo de errado, não pode investigar, deve enviar à distribuição o caso”, entre “outras desgraças”.
O procurador ora afirma que o sigilo da empresa do ramo lotérico Gtech foi quebrado pelo Ministério Público, ora pede que esse sigilo seja quebrado pelo Congresso — e mistura loteria com bingo — mas defende a instalação da “velha CPI da Corrupção, abarcando casos dos carlistas, do grupo de Jader Barbalho e de Eduardo Jorge, do ‘mensalão’... Poderiam ser até duas comissões, uma na Câmara e outra mista”. Luiz Francisco disse esperar que “ponham para funcionar a CPI das Privatizações, dos Bingos, da Privatização do Sistema Elétrico e que abram também a CPI da Reeleição e da Dívida Pública”.
O representante do Ministério Público, que foi um importante aliado do PT antes que o partido chegasse ao poder, manifestou grande frustração com o governo que ajudou a eleger. “O governo contrariou a história do PT e traiu a confiança de milhões de brasileiros”, diz ele na entrevista publicada neste domingo (10/7).
Revista Consultor Jurídico, 10 de julho de 2005
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 01/07/2005 Deputado vai ao Supremo para garantir abertura
- 01/07/2005 Nunca foram cometidas tantas atrocidades jurídicas
- 22/06/2005 STF determina instalação da CPI dos Bingos
- 06/06/2005 Presidente do PTB diz que PT pagava mesada a deputados
- 13/09/2004 Luiz Francisco falsificou reportagem de jornal em denúncia
- 08/09/2004 Luiz Francisco diz que não assina denúncias de terceiros
- 06/09/2004 Luiz Francisco tenta explicar ação. Corregedoria vai apurar.
- 03/09/2004 Arquivo de petição de Luiz Francisco foi gerado em empresa
Comentários
Comentários de leitores: 2 comentários
Tenho restrições sérias ao prisma de observação...
rtyeryreryert
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 18/07/2005.