Quati na mira

Acusados de fraudar Previdência são presos pela PF

Autor

26 de abril de 2005, 12h06

Policiais Federais da Delegacia em Foz do Iguaçu deram início, na madrugada desta terça-feira (26/4), a “Operação Quati”. Até o final desta manhã foram presos um funcionário do INSS, um advogado e uma contadora. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz da 1ª Vara Federal Criminal.

A “Operação Quati” foi desencadeada para desbaratar quadrilha de falsários e estelionatários acusados de fraude contra a Previdência Social. Uma das formas mais empregadas pela quadrilha era o de recebimento indevido de benefícios com registro “post mortem” de beneficiários. Ou seja: após morta, a pessoa era “registrada”. Depois, os benefícios iam para as mãos da quadrilha — que também aliciava pessoas com idade avançada e pouca instrução. Eram retidos seus documentos pessoais.

A operação contou com apoio de sete auditores do INSS, procurador da República, além de 60 policiais federais. Chegou-se a um total aproximado de 70 integrantes.

A ação da quadrilha já vinha sendo acompanhada desde início do ano passado, em mais de uma dezena de procedimentos investigatórios em andamento.

O nome da operação foi dado, segundo a PF, “por ser o quati um animal característico desta cidade e de sua maneira dissimulada e sorrateira de subtrair bens das pessoas que dele se aproximam”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!