Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Coluna do Rio

Ação policial é intensificada em praias do Rio de Janeiro

Por 

A ação policial será intensificada nas praias da zona sul, inicialmente entre o Leme e o Pepino, para a proteção de turistas e da população. O policiamento ostensivo servirá para combater camelôs, tráfico de drogas e prostituição infantil. A garantia é de integrantes da força tarefa no Rio.

Começou tarde

Já era tempo. A ação simples dispensa sofisticação a ser aplicada contra o crime organizado. O programa de proteção a turistas inclui visitantes e moradores da orla marítima. E complementa o trabalho pesado, com apoio em tecnologia moderna para acuar o surto de crimes especializados.

Todas as áreas de ação no campo da segurança pública estão carentes de coordenação central. Do dirigível à criação da Delegacia Legal, o sistema de segurança passa pela reavaliação crítica e reconhece a necessidade de ação conjugada federal, estadual e municipal.

Problema emergencial

A ação em duas frentes — uma policial e outra social — se complementa mas não retira a ênfase maior na ocupação do espaço urbano tomado pelo crime. A prioridade é para a resposta policial ao desafio marginal.

A presença dos órgãos públicos, de escolas a hospitais, dos serviços de cidadania à segurança dos moradores, é trabalho de mais longo prazo. A urgência é para o confronto entre a lei e o crime organizado, cujas raízes precisam ser extirpadas.

 é editor da revista Consultor Jurídico no Rio de Janeiro

Revista Consultor Jurídico, 26 de julho de 2002, 13h10

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 03/08/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.