Notícias
26 julho 2002
Coluna do Rio
Ação policial é intensificada em praias do Rio de Janeiro
A ação policial será intensificada nas praias da zona sul, inicialmente entre o Leme e o Pepino, para a proteção de turistas e da população. O policiamento ostensivo servirá para combater camelôs, tráfico de drogas e prostituição infantil. A garantia é de integrantes da força tarefa no Rio.
Começou tarde
Já era tempo. A ação simples dispensa sofisticação a ser aplicada contra o crime organizado. O programa de proteção a turistas inclui visitantes e moradores da orla marítima. E complementa o trabalho pesado, com apoio em tecnologia moderna para acuar o surto de crimes especializados.
Todas as áreas de ação no campo da segurança pública estão carentes de coordenação central. Do dirigível à criação da Delegacia Legal, o sistema de segurança passa pela reavaliação crítica e reconhece a necessidade de ação conjugada federal, estadual e municipal.
Problema emergencial
A ação em duas frentes — uma policial e outra social — se complementa mas não retira a ênfase maior na ocupação do espaço urbano tomado pelo crime. A prioridade é para a resposta policial ao desafio marginal.
A presença dos órgãos públicos, de escolas a hospitais, dos serviços de cidadania à segurança dos moradores, é trabalho de mais longo prazo. A urgência é para o confronto entre a lei e o crime organizado, cujas raízes precisam ser extirpadas.
Drault Ernanny Filho é editor da revista Consultor Jurídico no Rio de Janeiro
Revista Consultor Jurídico, 26 de julho de 2002
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 03/08/2002.