Coluna do Rio

Filhos de Ary Barroso perdem direitos autorais para editora

Autor

15 de janeiro de 2002, 13h11

O presidente da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Wilson Marques, deixou os filhos de Ary Barroso e o mundo jurídico perplexos. O desembargador suspendeu os direitos autorais dos filhos sobre as obras do compositor.

Os herdeiros haviam conseguido os direitos autorais das obras, em dezembro de 2000, depois de mais de 20 anos brigando na Justiça contra a editora Irmãos Vitale.

A família luta para receber o pagamento sobre mais de 130 obras do compositor. Entre elas, uma das músicas mais conhecidas do país: ‘Aquarela do Brasil’.

Adoção no Rio

O Tribunal de Justiça carioca deve dar o pontapé inicial, ainda este mês, em uma campanha de adoção de crianças carentes. A intenção é reduzir o número de adolescentes que, por falta de condições familiares, são postos nas ruas da cidade quando completam 16 anos.

Dependência de drogas

O Conselho Estadual Antidrogas informa: há um aumento de quase 600% no número de dependentes que procuraram o órgão nos últimos dois anos. A maioria, cerca de 4 mil pessoas, tinha problemas com álcool e cocaína.

De olho na bolada

Se vingar o argumento que sustenta um processo de Jacques Comte Offenbach contra os produtores de ‘Titanic’, ele engordará sua conta bancária com uma fatia do bolo de dinheiro que o filme rendeu nas bilheterias.

Descendente do compositor Jaques Offenbach, ele reivindica o pagamento de três milhões de dólares pelo uso não autorizado de dois trechos da obra do músico na trilha da fita.

A Justiça francesa não assegura o pagamento de indenização nesses casos. Mas Offenbach sugere que os produtores tomem a iniciativa de dar-lhe alguma compensação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!