Acordo de gigantes

Microsoft muda sistema operacional depois de ação da Google

Autor

21 de junho de 2007, 0h00

A Microsoft aceitou fazer modificações no sistema operacional Windows Vista em resposta às acusações da Google Inc de que o programa violava o acordo antitruste. A decisão foi anunciada pela a empresa e pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos na terça-feira (19/6).

No começo do mês, a Google havia ajuizado na Justiça norte-americana uma queixa antitruste contra o sistema de busca da Microsoft. A gigante da internet alegava que o Vista torna difícil para os consumidores utilizarem aplicações de busca de empresas rivais, como as fornecidas pela Google e outras empresas.

A queixa da empresa é baseada em regras definidas em 2002 por um acordo judicial firmado entre a Microsoft e as agências antitruste do governo dos Estados Unidos.

No acordo anunciado na terça com o departamento federal e com advogados de 17 estados americanos, a Microsoft concordou em colocar no programa a opção permitindo a escolha do buscador preferencial do usuário.

A busca dentro do computador, conhecida como “Procura Instantânea”, permite que os usuários procurem conteúdos no disco rígido de sua máquina. Companhias de internet a vêem como uma ferramenta chave para construir lealdade com o consumidor.

Em março deste ano, Thomas Rubin, um dos diretores jurídicos da Microsoft, acusou formalmente a Google de estar praticando deliberada violação de direitos autorais. O advogado americano afirmou que a gradual entrada do Google no mercado de novas mídias esta causando grandes prejuízos aos editores de livros, vídeos e software.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!