Machismo institucional

Promotoras criam movimento por representatividade feminina na carreira

Autor

24 de abril de 2018, 17h40

Em busca de maior representatividade feminina em suas respectivas instituições, promotoras de Justiça criaram o Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público, que já conta com apoio de defensoras públicas, advogadas e juízas. O primeiro encontro do movimento será nos dias 25 e 26 de maio, em São Paulo.

O objetivo, segundo o documento de lançamento do grupo, é formular e implementar ações voltadas à valorização da mulher membro do Ministério Público. O movimento aponta também a desigualdade entre homens e mulheres em cargos de direção.

Segundo um levantamento feito por promotoras, 59% dos cargos de direção do MP são ocupados por homens e 41%, por mulheres. A pesquisa diz que, entre janeiro de 2007 e dezembro de 2016, enquanto o colégio de procuradores contava com 64% de homens, apenas 36% eram mulheres. O mesmo acontece com os procuradores gerais de justiça: 84% delas são ocupadas por homens.

Segundo a promotora de Justiça de São Paulo, Maria Gabriela Manssur, diretora da Associação Paulista do MP Mulher, a "representatividade feminina hoje é tema que está presente na pauta da maioria das empresas privadas".

Para ela, levantar o debate para as instituições do sistema de Justiça é uma necessidade urgente. "O respeito à diversidade interna demonstra preocupação com a prestação de um serviço público de qualidade, estratégico e que garanta o acesso à justiça a todas as pessoas", diz.

De acordo com a promotora de Justiça de Rondônia, Tânia Garcia Santiago, o movimento tem como foco "colocar em pauta em cada unidade ministerial as questões das discussões de gênero e de desigualdades na ocupação dos cargos estratégicos da instituição". A perspectiva de gênero na atuação ministerial, segundo ela, "dá maior representatividade e legitimidade aos interesses sociais que defendemos".

No mesmo sentido, a procuradora do trabalho, Valdirene Silva de Assis, coordenadora de Combate à Discriminação do MPT, considera o movimento como uma iniciativa pioneira e necessária. 

"Nasce no contexto do trabalho articulado das colegas da Comissão sobre Violência Contra a Mulheres do Grupo Nacional de Direitos Humanos, que integro, visando discutir a efetiva participação feminina em todas as instâncias de poder do Ministério Público do Brasil. A mesma igualdade de gênero que buscamos em nossa atuação institucional de ser refletida na composição e funcionamento interno do Ministério Público, em âmbito nacional", defende a procuradora.

Clique aqui para ler o documento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!