Otimismo e esperança

TST abre segundo semestre com expectativa de retomada do trabalho presencial

Autor

3 de agosto de 2021, 11h44

O Tribunal Superior do Trabalho retomou suas atividades nesta segunda-feira (2/8), com sessão do Órgão Especial. Para a presidente da Corte, ministra Maria Cristina Peduzzi, com o avanço das campanhas de vacinação, o segundo semestre vem acompanhado de esperança e otimismo para retomada do trabalho presencial.

TST inicia as atividades do segundo semestre
Reprodução 

A presidente ressaltou que o TST avalia a viabilidade do retorno, ainda que escalonado, segundo as condições da superação ou do desenvolvimento da pandemia, e a comissão de saúde instituída para esse fim está semanalmente examinando essa possibilidade. 

"É preciso ter sabedoria e prudência, as circunstâncias sanitárias ainda comportam cautela, e decisões institucionais quanto à reabertura das instalações judiciais devem estabelecer condições para assegurar, de um lado, a preservação da saúde de todos e, também, dos destinatários dos nossos serviços, e a adequada prestação jurisdicional", afirmou.

Peduzzi destacou o avanço do Tribunal no cumprimento da sua missão institucional em circunstâncias desfavoráveis, inclusive com o aumento da produtividade e do número de processos julgados.

"O TST teve um desempenho mais produtivo que antes da pandemia, garantindo a todos os cidadãos o acesso à Corte, por meio das videoconferências, e evoluímos tecnologicamente", assinalou. "Com as novas tecnologias, temos construído um Poder Judiciário mais transparente, acessível e eficiente e, como resultado, temos implementado grande parte dos ideais ambiciosos para a instituição da justiça on-line."

Dois desafios foram destacados pela ministra para a promoção de projetos estratégicos ligados à tecnologia: a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), para a gestão de documentos e de informações, e a incorporação de inteligência artificial na elaboração de minutas de votos.

A partir desta terça-feira (3/8), o Tribunal retoma as sessões de julgamento. Com informações da assessoria de imprensa do TST.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!