luto oficial

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB-DF

 

28 de abril de 2024, 14h30

Morreu neste domingo (28/4) o advogado Juliano Costa Couto, que foi presidente da OAB do Distrito Federal no triênio 2016-2018. O velório será realizado na segunda-feira.

Juliano Costa Couto

O atual presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Jr, decretou luto oficial de três dias. Juliano atuou na seccional desde 2007, quando se tornou conselheiro até 2009. Antes da presidência, foi secretário-geral adjunto, entre 2013 e 2015.

O advogado formou-se pela UDF (1997) em Brasília, era mestre em Direito Constitucional e Processo Constitucional pelo IDP e pós-graduado em Processo Civil pelo ICAT-Master/AEUDF.

Juliano Costa Couto dedicava-se à advocacia no escritório Costa Couto Advogados, do qual era sócio fundador. Era filho do historiador, jornalista, professor e político brasileiro, Ronaldo Costa Couto, que foi conselheiro do Tribunal de Contas do DF,  governador do DF e  ministro do Interior, Gabinete Civil e do Trabalho.

“Lamento o falecimento do Dr. Juliano Costa Couto, ocorrido neste domingo, 28/4. Presidente da OAB-DF entre 2016 e 2018, o advogado concluiu seu mestrado no IDP, tendo colaborado inúmeras vezes com o Instituto. Além da sua atuação na advocacia, Juliano dedicou-se também ao magistério, sendo reconhecido por sua competência e bom humor. Minhas sinceras condolências à família”, afirmou o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, em sua conta na rede social X (ex-Twitter).

“Juliano era um grande advogado, com uma belíssima história dentro da OAB, mas acima de tudo um amigo querido. Nos conhecemos desde a época de colégio e sempre foi uma pessoa que espalhava alegria e sorrisos por onde passava. Que Deus o receba e o acolha da forma como ele merece. A OAB-DF está com luto oficial decretado. A nação rubro-negra perde um grande guerreiro e nós perdemos um amigo. Na pessoa da esposa Aline, cumprimento toda a família e lamento a inestimável perda”, declarou o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Jr.

“Momento de muita tristeza para a advocacia. O Juliano era uma pessoa diferenciada. Sempre recebia a todos com um largo sorriso e palavras de carinho. Junto com Juliano proferi muitas palestras para a formação da jovem advocacia, uma das suas grandes preocupações como advogado e dirigente da Ordem. Realmente uma grande perda para a advocacia”, disse o advogado Carlos José Santos da Silva, o Cajé, presidente do Conselho Diretor do Cesa e conselheiro federal da OAB-SP.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!