instituições descredibilizadas

Evento na Faculdade de Direito USP faz balanço crítico da 'lava jato'

Autor

26 de outubro de 2023, 10h48

Nestas quinta e sexta-feira (26 e 27/10), a partir das 8h30, especialistas se reúnem na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) para fazer um balanço crítico da "lava jato".

Reprodução/Instagram
Fachada da Faculdade de Direito da USPReprodução/Instagram

A ideia é discutir as principais questões sobre os últimos acontecimentos e abordar perspectivas sobre o impacto da força-tarefa de Curitiba na história recente do país, dos pontos de vista jurídico, geopolítico e midiático.

O evento é promovido pelo Centro de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais da FDUSP em parceria com o Museu da "Lava Jato" e o Instituto Defesa da Classe Trabalhadora. A transmissão acontece pelo YouTube.

De acordo com Maurício Dieter, professor de Direito Penal da faculdade e coordenador do centro de pesquisa, o congresso vai analisar profundamente a operação que "debilitou a credibilidade da Justiça Federal, destruiu a legitimidade do Ministério Público Federal e esgarçou a institucionalidade do Estado de Direito, com consequências terríveis para o país, para as empresas, para os empregos e para o regime democrático".

Dentre os participantes estarão o jurista Lenio Streck; a desembargadora Simone Schreiber, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; o desembargador Marcelo Semer, do Tribunal de Justiça de São Paulo; o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho; os professores da FDUSP Pierpaolo Bottini, Alysson Mascaro, Helena Lobo da Costa; os advogados Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakai), Pedro Serrano, Dora Cavalcanti e Wilson Ramos Filho; e os jornalistas Luís Nassif, Mônica Bergamo e Reinaldo Azevedo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!