Chance perdida

Pelo Twitter, Aras desafia jornal que o chamou de 'engavetador'

Autor

14 de outubro de 2023, 14h18

Em uma postagem no Twitter, o ex-procurador-geral da República Augusto Aras desafiou a Folha de S.Paulo, que, em editorial neste sábado (14/10) o chamou de "proverbial engavetador-geral".

Segundo Aras, a "Falha" insiste em ignorar "mais de 4 mil teses jurídicas aprovadas no STF em prol do país; PGR/CNMP com ações exitosas contra a Covid-19; defesa da Democracia por todo o MP: 30 anos em 4; e muito mais!"

A Folha tinha publicado um editorial criticando a demora do presidente Lula para indicar um novo nome para o órgão. Segundo o jornal, "Lula joga fora a chance de retomar tradição que ele próprio inaugurou ao pinçar pessoas dentro de uma lista tríplice elaborada pelos pares. Prefere se guiar pelos maus exemplos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Jair Bolsonaro (PL), que nomearam um proverbial engavetador-geral da República".

Como se sabe, a "tradição" de nomear os indicados à lista tríplice alçou ao cargo procuradores alinhados com o projeto de poder e perseguição política da "lava jato", incluindo um que confessou, em livro, ter se dirigido armado ao Supremo Tribunal Federal com a intenção de assassinar um ministro.

Aras, por sua vez, ao fim da gestão divulgou um balanço de seu trabalho nos quatro anos à frente do órgão, que incluiu 37 novos acordos de colaboração premiada, com mais de R$ 5 bilhões em multas negociadas, diminuição do acervo do órgão e procedência em 76% de suas ações de controle concentrado de constitucionalidade no STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!