robô servidor

TJ-MG vai testar inteligência artificial ainda não lançada para redação de textos

Autor

26 de janeiro de 2023, 14h48

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais testará o Sistema Assistente Virtual de Inteligência Artificial (Savia) nas suas atividades administrativas. A ferramenta, que ainda está em fase de desenvolvimento, promete redigir textos semelhantes aos produzidos por humanos em questão de segundos.

Pixabay
Corte acredita que ferramenta agilizará trabalhos administrativosPixabay

O modelo de inteligência artificial (IA) é parecido com o do ChatGPT: busca na internet informações solicitadas por meio de fala ou digitação e, a partir disso, sugere o texto desejado. Não há data definida para a venda da Savia no mercado.

O presidente da corte, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, considera que a ferramenta poderá ser muito útil no dia a dia de magistrados e servidores, especialmente em departamentos que produzem textos de forma repetitiva. Segundo ele, o trabalho pode ficar "mais eficiente".

O desembargador explica que a utilização do modelo de IA, por enquanto, ainda será "embrionária". Porém, a alta direção e a Diretoria de Informática do tribunal acreditam que a Savia poderá ser futuramente adotada para auxiliar na redação de e-mails, portarias, resoluções e relatórios.

A ferramenta é baseada na recém-lançada plataforma ChatGPT, desenvolvida pela instituição norte-americana de pesquisa OpenAI. A tecnologia usa informações disponíveis na internet e conta com 175 bilhões de parâmetros de aprendizagem de máquina.

O juiz auxiliar da Presidência do TJ-MG, Rodrigo Martins Faria, explica que a corte testará a utilidade da ferramenta, sua compatibilidade para uso na área administrativa, sua adequação a critérios éticos e eventuais limites de uso, conforme os parâmetros da Resolução 332/220 do Conselho Nacional de Justiça. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-MG.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!