acerto de contas

Governo do PI e TJ têm 60 dias para chegar a acordo sobre repasses

Autor

23 de janeiro de 2023, 14h42

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu, na última quinta-feira (19/1), por 60 dias, a tramitação de um processo no qual o Tribunal de Justiça do Piauí cobra do governo estadual diferenças de duodécimos — repasses mensais do Executivo aos demais Poderes para custeio de despesas.

Nelson Jr./SCO/STF
Ministro André Mendonça, relator do casoNelson Jr./SCO/STF

A decisão atende a pedido formulado pelas próprias partes, após uma reunião no início do mês. O objetivo é permitir que as novas gestões da corte e do governo possam continuar suas tentativas de conciliação.

Os valores pretendidos pelo tribunal são de aproximadamente R$ 6,8 bilhões. Já o governo piauiense alega que os valores devidos foram compensados com repasses a mais, feitos posteriormente.

Em audiência no último mês de dezembro, Mendonça ordenou que o TJ-PI apresentasse uma proposta com medidas a serem adotadas pelo Executivo estadual em 2023 parar regularização dos futuros repasses.

Também determinou a elaboração de um cronograma de pagamento das parcelas dos anos anteriores, que inclua possíveis renúncias parciais ou outras possibilidades de quitação. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Clique aqui para ler a decisão
MS 37.454

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!