Pluralidade e diversidade

Em nota, OAB vê xenofobia em falas contra nordestinos após eleições

Autor

6 de outubro de 2022, 12h15

Em nota de repúdio publicada nesta quarta-feira (5/10), o presidente do Conselho Federal da OAB e os presidentes das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no nordeste se posicionaram contrariamente às manifestações realizadas contra os nordestinos após os resultados das eleições no último final de semana, em que a região foi elementar para a virada a favor do ex-presidente Lula (PT). O documento define tais manifestações como "xenófobas" e "covardes". 

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert   Nordeste foi responsável por grande parte dos votos em Lula

O texto destaca ainda a importância da região nordeste, tanto em termos populacionais quanto em relação à sua riqueza econômica, natural e cultural.

Conforme a nota, é essencial prezar pela pluralidade de ideias e pela rejeição de agressões que contrariem princípios como a solidariedade e a civilidade. Sem isso, seria impossível a construção de um país "fraterno, justo e inclusivo". Assim, a propagação de ofensas xenófobas em razão dos votos registrados na região em um ou outro candidato seria completamente incompatível com a ideia de um Brasil diverso e plural.

O documento foi assinado pelos seguintes presidentes das ordens do nordeste: Daniela Lima de Andrade Borges (Bahia), Danniel Alves Costa (Sergipe), Vagner Paes Cavalcanti Filho (Alagoas), Fernando Jardim Ribeiro Lins (Pernambuco), Harrison Targino (Paraíba), Aldo de Medeiros Lima Filho (Rio Grande do Norte), José Erinaldo Dantas Filho (Ceará), Celso Barros Coelho Neto (Piauí)e Kaio Vetor Saraiva Cruz (Maranhão).

Clique aqui para ler a nota de repúdio

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!