Candidato único

Novo presidente da AMB diz que vitória por aclamação prova união da magistratura

Autor

11 de novembro de 2022, 20h51

O juiz Frederico Mendes Júnior foi eleito na noite desta sexta-feira (11/11) o novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A eleição de Mendes Júnior ocorreu por aclamação, já que, pela primeira vez na história de 73 anos da entidade, apenas uma chapa se inscreveu na disputa. Ele teve 6.030 votos válidos.

Divulgação
Frederico Mendes Júnior e
Vanessa Mateus, presidente da Apamagis
Divulgação

Juiz do Tribunal de Justiça do Paraná, onde atuou na Vara da Fazenda Pública de Maringá, Frederico Mendes Júnior vai liderar a AMB no triênio 2023-2025. Ele vai substituir a juíza criminal Renata Gil, atual presidente da entidade.

O novo presidente da AMB afirma que sua eleição por aclamação é uma prova de que atualmente a magistratura brasileira está unida em torno de objetivos em comum.

"A magistratura sentiu que é um momento de união, independentemente de nomes, de regiões do país ou de opiniões políticas do magistrado", disse ele, em entrevista à revista eletrônica Consultor Jurídico. "Nosso país é continental, mas há problemas e angústias que se repetem. Por isso, não há espaço para divisões. Nossa pauta é comum."

Mendes Júnior elencou os principais "problemas e angústias" dos magistrados brasileiros, considerados por ele como os grandes desafios de sua gestão: "Temos um grande desafio associativo, que é a questão da aposentadoria da magistratura. São até cinco regimes de aposentadorias diferentes, com muitas perdas na última década", afirmou ele. "Outro ponto é a desestruturação da carreira de magistrado. É preciso estruturar novamente nossa carreira, pois estamos perdendo muitos valores. A sociedade precisa decidir se quer atrair as melhores cabeças para a magistratura ou não."

Ao falar sobre como pretende apresentar as demandas da AMB aos demais poderes, Mendes Júnior deixou claro que apostará no diálogo. "Espero que tenhamos uma relação republicana e amistosa. Não há outra saída possível que não seja a do diálogo, pois democracia se faz com consenso", refletiu. "Uma associação de magistrados como a nossa só se justifica quando se transformam as requisições dos associados em ações concretas."

O novo presidente da AMB elogiou enfaticamente a gestão de Renata Gil, embora admita que pretende introduzir algumas mudanças nos rumos da entidade.

"A Renata teve um desempenho excelente, enfrentou os desafios da pandemia. Nossa ideia é aproveitar as boas medidas e dar continuidade, mas adotando novas diretrizes. Nossa diretoria vai refletir isso, com integrantes de gestões passadas e, também, novos nomes".

Caminhos abertos
Vanessa Mateus, presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), também fez muitos elogios ao trabalho de Renata Gil à frente da AMB.

"Tivemos magistrados valorosíssimos à frente da AMB nesse último triênio. A presidente Renata Gil, com competência, trouxe conquistas, abriu caminhos para o diálogo com a magistratura e liderou nossa classe em um momento extremamente difícil, que foi a pandemia da Covid-19."

O presidente de honra da AMB, Jayme de Oliveira, por sua vez, reforçou a ideia de que a vitória de Mendes Júnior por aclamação é uma prova de unidade da magistratura.

"A vitória do Frederico, desse grupo novo que chega à AMB, é extremamente importante. Nós vivemos um momento bastante crítico na sociedade brasileira, a magistratura tem sido alvo frequente de ataques, e esse grupo vem mostrando uma unidade incrível. Como chapa única, foi inédito na história associativa da AMB. O Frederico conta com o apoio da magistratura. Ele conseguirá, com certeza, superar os enormes desafios que se apresentarão a partir do ano que vem."

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!