Opinião

Madia se foi: perdemos o nosso querido presidente

Autor

  • José Rogério Cruz e Tucci

    é sócio do Tucci Advogados Associados ex-presidente da Aasp professor titular sênior da Faculdade de Direito da USP membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e do Instituto Brasileiro de Direito Processual e conselheiro do MDA.

2 de novembro de 2022, 14h15

A Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, nestas últimas duas décadas, sempre esteve ligada ao seu famoso presidente, o querido amigo José Carlos Madia de Souza, que lamentavelmente faleceu nesta terça-feira, 1º de novembro.

Spacca
Perda irreparável, depois de 22 anos à frente da nossa operosa associação, da prestigiosa turma de 1964, Madia era um dos mais autênticos franciscanos, que encarnava o espírito acadêmico como poucos, sendo legítimo depositário das tradições e reminiscências das Arcadas que nesse momento de luto, pranteiam o seu falecimento.

Dedicando-se exclusivamente à “causa acadêmica”, Madia transformou a associação, tornando-a, a um só tempo, entidade de apoio à direção da Faculdade de Direito, com inúmeras iniciativas, desde a preservação da memória da nossa academia até a promoção de auxílio a estudantes mais necessitados, como também verdadeiro centro de convivência dos antigos alunos, a partir de encontros anuais repletos de alegria e entusiasmo.

Homem generoso, amável e polido no trato, não fazia questão alguma de aparecer à frente de suas fecundas realizações. O que realmente para ele importava era a projeção das Arcadas no cenário da comunidade jurídica nacional. À época em que tive a honra de dirigir a Faculdade de Direito, entre 2014 e 2018, pude contar com o apoio incondicional da Associação dos Antigos Alunos, em particular, na execução do programa cultural então realizado em conjunto.

Logo após a leitura da Carta aos Brasileiros, no território livre do Largo de São Francisco, o nosso último encontro foi numa tarde memorável, de grande confraternização, no dia 11 de agosto passado, na tradicional feijoada no Club Athletico Paulistano. Ele estava, como sempre, feliz e radiante, ao lado, entre outros, de seu inseparável amigo e colega, Flávio Flores da Cunha Bierrenbach.

A ausência da presença de Madia já está sendo sentida pelos acadêmicos de todas as épocas. Será quase impossível que algum franciscano assuma a direção da Associação dos Antigos Alunos com tanto carinho e dedicação como a conduziu o nosso saudoso presidente…

Perda irreparável!

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!