Cobrança indevida

Prefeitura de Santos deve devolver ISS pago por empresa de imagem de Neymar

Autor

27 de março de 2022, 10h32

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Santos (SP) determinou que a prefeitura da cidade devolva impostos e multas pagos pela empresa encarregada da gestão de imagem da carreira do jogador de futebol Neymar Jr.

Wikimedia Commons
Empresa em nome dos pais de Neymar foi isentada do pagamento de ISS pelo TJ-SPWikimedia Commons

As devoluções vem ocorrendo porque, em julho do último ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que o município não poderia cobrar o imposto sobre serviços (ISS) da empresa Neymar Sport e Marketing.

À época, a corte considerou que a atividade não seria caracterizada como prestação de serviço, pois haveria apenas transferência dos atributos de personalidade do atleta a terceiro, para fins de exploração comercial. A empresa fica em nome dos pais de Neymar.

Assim, nos últimos meses, a Justiça paulista determinou a expedição de mandados de levantamento para que os pagamentos já feitos possam ser restituídos à empresa. Desde o início do ano, isso já ocorreu em dois processos de execução movidos pela Prefeitura de Santos, que apresentou desistência.

No mais recente, expedido neste mês de março, o valor era de pouco mais de R$ 7 mil em favor da empresa. Antes disso, em janeiro, foi expedido outro mandado, no valor de R$ 69,6 mil.

Processos 1524199-48.2018.8.26.0562 e 1523265-90.2018.8.26.0562

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!