X Fórum Jurídico de Lisboa

Ex-ministro da Economia de Portugal critica poder das superempresas digitais

Autor

30 de junho de 2022, 21h11

A consolidação da força dos grandes conglomerados digitais, que desfrutam de alcance mundial, afeta a economia global de maneira negativa, uma vez que há muito poder concentrado em poucas mãos, e essa situação exige uma reação firme dos governos.

ConJur
ConJurPara ex-ministro da Economia português, mundo não se adaptou à "nova economia"

Essa avaliação é do ex-ministro da Economia de Portugal Pedro Siza Vieira, que deixou o cargo no mês de março deste ano após cinco anos de trabalho no Ministério. Ele participou do X Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Segundo Vieira, o mundo ainda não se adaptou bem à "nova economia" e isso precisa acontecer sem demora.

"Há vários fenômenos que explicam por que o mundo está revendo princípios básicos de funcionamento da economia global, e o aparecimento das novas tecnologias é o mais evidente. O surgimento a nível global de empresas que controlam a economia digital está trazendo problemas muito grandes para empresas que precisam contatar fornecedores e clientes por meio dessas plataformas, que condicionam o funcionamento do mercado", explicou o ex-ministro. "Isso exige intervenção legislativa para regular essa matéria". 

Em entrevista à TV ConJur, o ex-ministro da Economia de Portugal também comentou os efeitos da Covid-19 e da guerra na Ucrânia na economia mundial. Segundo ele, não é pequeno o risco de o planeta viver uma grande recessão, que poderá trazer uma onda de fechamento de empresas em todos os países.

O X Fórum Jurídico de Lisboa contou com o apoio da FGV Conhecimento, do Instituto Brasileiro da Insolvência (Ibajud), do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e do escritório Décio Freire Advogados.

Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!