ConJur, 25 anos

Consultor Jurídico: trajetória séria, plural e democrática

Autor

24 de julho de 2022, 13h35

Tendo acompanhado — desde os primórdios — a gradual consolidação do periódico online Consultor Jurídico (ConJur), naquela quadra (e por muito tempo) na condição de leitor entusiasmado, sabedor de que nele encontraria sempre reportagens de grande interesse e atualidade, de muita utilidade para o meu exercício profissional. Foi com grande alegria que recebi a notícia de que passaria a contar com uma coluna quinzenal própria, versando sobre a temática dos Direitos Fundamentais, que me é tão cara.

Spacca
Spacca

De lá para cá — e já se vão praticamente sete anos — tenho logrado testemunhar a continuidade e aperfeiçoamento da ConJur, fruto do labor competente e incansável do experimentado jornalista Márcio Chaer e de sua equipe.

Tal trajetória tem sido marcada por avanços tanto em termos quantitativos, quanto — e calha sublinhar a assertiva — qualitativos. Dito de outro modo, impressionam não apenas a quantidade e diversidade dos serviços oferecidos — colunas, notícias sempre atualizadas, publicações em forma de livros, eventos, anuário, publicidade, etc. — quanto a sua qualidade, como dão conta, entre outros, a contínua inclusão de novos temas (destaque para os ligados aos desafios das novas tecnologias), versados por autores especializados, e a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, a ampla acessibilidade.

Spacca
Em termos numéricos, também impressionam os dados extraídos da homepage do próprio ConJur, porquanto — e bastaria referir este dado — tem alcançado cerca de 7,5 milhões de acessos mensais.

Para quem, como eu, tem atuado como professor universitário na esfera do ensino jurídico em todos os seus níveis (e lá se vão já 36 anos), quanto como magistrado (27,5 anos) e agora novamente como advogado e consultor, resulta importante enfatizar a dimensão do ConJur para ambos os domínios.

Isso porque, sem prejuízo da imperativa necessidade de um investimento permanente na pesquisa e estudo, mediante acesso e leitura de livros e periódicos científicos de qualidade, a possibilidade de um contato dinâmico e diário com as principais notícias do mundo jurídico, em especial legislativas e jurisprudenciais, as colunas permanentes e de opinião, ainda que em caráter mais sumário, veiculam matérias não apenas descritivas, mas também a visão crítico-reflexiva de uma gama de autores de incontestável prestígio.

Além disso, a partir das colunas é possível, também no meio acadêmico, estimular e promover o debate e a reflexão mais aprofundada, de modo a tornar positivamente frutífera esta interação.

Outro ponto a destacar, que pessoalmente reputo de suma relevância, é a total liberdade assegurada aos articulistas do ConJur quanto aos temas versados e o conteúdo dos textos, consolidando o seu justo renome e reconhecimento como veículo de comunicação sério, plural e democrático.

Por tudo isso (mas não apenas por isso), é possível concluir essas sumárias considerações com os votos mais efusivos de parabéns e felicidades à toda equipe, mas também aos afortunados leitores. Que, por muito tempo, cada vez mais pessoas possam vir a integrar a comunidade ConJur.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!