Recuperação judicial faz crescer a demanda pelo Direito Privado no TJ-SP
8 de abril de 2022, 12h06
A demanda das Câmaras Empresariais do Tribunal de Justiça de São Paulo quase dobrou em cinco anos. O aumento das distribuições das duas Câmaras Especializadas é quase quatro vezes maior que toda a Seção de Direito Privado. Se considerado somente o período da pandemia de Covid-19, as Câmaras Empresariais tiveram aumento de cerca de 43%, o dobro da Seção de Direito Privado, que juntas experimentam as maiores taxas de crescimento do TJ-SP há anos.
No mês que vem, junto com a Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais, o Ibajud promove em Portugal o Fórum Algarve/Portugal para discutir as questões, o contexto e o papel da Justiça na recuperação de empresas e na retomada do crescimento econômico dos dois países.
Essa conjuntura influiu no perfil da demanda do Judiciário, com a criação das Câmaras e Varas Empresariais para solucionar os conflitos relacionados ao tema. "Influiu também na construção de uma nova jurisprudência, já que o setor não só ganhou vida própria, como se transformou no principal polo de inovação judiciária", analisa Oreste Laspro.
O Fórum em Algarve reunirá ministros do Superior Tribunal de Justiça, advogados, juízes e desembargadores que atuam com o Direito da Insolvência. O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de maio, no Hotel Dom Pedro Vilamoura.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!