Com menos rigor

Requisito da publicidade pode ser flexibilizado em caso de união homoafetiva

Autor

17 de setembro de 2021, 7h37

O requisito da publicidade na configuração das uniões estáveis homoafetivas deve ser submetido à análise menos rigorosa que nas relações heteroafetivas. Com esse entendimento, a 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu uma união homoafetiva post mortem com regime da comunhão parcial de bens.

Reprodução
ReproduçãoRequisito da publicidade pode ser flexibilizado em caso de união homoafetiva

A ação foi movida pela filha de um homem que viveu uma relação homoafetiva até ser assassinado em um assalto em 2017. A mulher alegou que o pai comprou um imóvel com o companheiro por meio de financiamento realizado apenas em nome do réu.

Porém, após a morte do pai, o companheiro teria negado à autora a parte que lhe cabia no imóvel. Ela ajuizou a ação de reconhecimento de união homoafetiva post mortem, mas teve o pedido negado em primeira instância. O TJ-SP, por sua vez, acolheu o recurso e reformou a sentença.

No voto, o relator, desembargador Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho, afirmou que a aceitação social das relações homoafetivas vem evoluindo, encontrando em julgamentos do STF forte amparo ao reconhecê-las como entidade familiar, assegurando os mesmos direitos em relação à união estável heteroafetiva.

"Contudo, é preciso ter em relevo que as relações homoafetivas ainda hoje sofrem com estigmas e preconceitos, advindos do núcleo familiar e/ou social, o que coloca o requisito da 'publicidade' em perspectiva. Não raro, somando-se a isso, nos deparamos com a negação da existência da união por outras conveniências, vezes outras, patrimoniais", afirmou.

Assim, na visão do magistrado, é preciso menos rigor ao analisar o requisito da publicidade em uniões homoafetivas: "O medo das consequências que a revelação causaria nas relações familiares e sociais pode, muitas vezes, conduzir o relacionamento quase a um segredo total. Em decorrência, a prova da união nem sempre poderá ser feita diretamente, devendo o juiz dar relevo a indícios e presunções".

No caso dos autos, Filho concluiu que as provas que corroboram as alegações da autora são mais convincentes quando analisadas em conjunto. Entre os indícios da união estável entre o pai da autora e o réu, segundo o relator, está o fato de terem morado juntos por mais de 20 anos em três endereços diferentes.

"Esse indício eloquente, subsumido às regras de experiência comum (CPC, artigo 375), apenas seria desprezível frente à robusta prova em contrário, no caso não produzida pelo réu. Por outro lado, o relato da autora é bastante verossímil", acrescentou. A decisão foi por unanimidade.

1045435-36.2017.8.26.0114

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!