O Povo e a Democracia

"Povo brasileiro jamais aceitaria retrocessos", diz Fux sobre atos de 7/9

Autor

2 de setembro de 2021, 15h20

"O caminho para a estabilidade da democracia brasileira não foi fácil nem imediato. Por essa razão, é voz corrente nas ruas que, na quadra atual, o povo brasileiro jamais aceitaria retrocessos", disse nesta quinta-feira (2/9) o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux. A liberdade de expressão, segundo ele, não comporta ameaças.

Na abertura da sessão da Corte, ele fez um pronunciamento sobre as manifestações esperadas para 7 de setembro e convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

Fellipe Sampaio /SCO/STF
Fux diz que povo não aceitará retrocessos

Segundo Fux, o STF confia em que os manifestantes agirão com "senso de responsabilidade cívica e respeito institucional, independentemente da posição político-ideológica que ostentam". Ele acrescentou que, em um ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas.

"Por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências e ameaças. O exercício de nossa cidadania pressupõe respeito à integridade das instituições democráticas e de seus membros", salientou.

Ainda de acordo com o ministro, "a crítica construtiva provoca reflexões, descortina novos pontos de vista e convida ao aprimoramento institucional. A crítica destrutiva, por sua vez, abala indevidamente a confiança do povo nas instituições do país".

Clique aqui para ler a manifestação de Fux

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!