Sem responsabilidade

TJ-SP nega exclusão de comentário em site de reclamações de consumidores

Autor

14 de janeiro de 2021, 12h59

Os responsáveis pelos serviços de disponibilização de conteúdo na internet não podem ser obrigados a controlar todo o conteúdo veiculado por seus usuários.

Reprodução
ReproduçãoTJ-SP nega pedido de exclusão de comentário em site de reclamações de consumidores

Com base nesse entendimento, a 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou um pedido de retirada de um comentário postado no Reclame Aqui, uma página dedicada a queixas de consumidores.

Um cliente postou um comentário na plataforma virtual afirmando que a autora não teria honrado seus compromissos. A empresa, então, procurou a Justiça, pedindo a retirada do comentário com a alegação de que seu nome e imagem foram maculados. O pedido, entretanto, foi negado em primeira e segunda instâncias.

Para a relatora, desembargadora Ana Maria Baldy, a crítica em questão não se revelou excessiva nem ofensiva à imagem e reputação da empresa. Ela afirmou ainda que o site apenas disponibiliza o espaço para consulta geral dos consumidores, sem fazer qualquer avaliação acerca do conteúdo da reclamação.

"Restou demonstrado que o mesmo site é de utilidade pública, cujos serviços são inteiramente gratuitos para os usuários, os quais, como consumidores, poderão utilizar a ferramenta de pesquisa para expor suas experiências desagradáveis quanto ao atendimento, compra, e venda de produtos e serviços, bem como alertar os demais usuários", disse a relatora. A decisão foi unânime.

Processo 1002296-11.2019.8.26.0002

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!