Opinião

Os desafios do retorno ao trabalho presencial

Autores

23 de agosto de 2021, 9h10

Em março de 2020, uma nova realidade chegava ao cenário nacional, mesmo que já conhecida desde o final de 2019 por outros países, em especial do continente europeu e da Ásia.

Passamos a enfrentar um vírus ainda desconhecido, que, em pouco tempo, atingiria todos os continentes, resultando em uma pandemia de magnitude nunca vista e que obrigou a humanidade a se distanciar e, até mesmo, se isolar. Quarentenas foram impostas pelo mundo todo para manter a saúde pública e conter a crise.

Dentro desse panorama havia muitas incertezas e as previsões iniciais eram otimistas, ao menos no Brasil, estimando-se a necessidade de uma quarentena de duração inicial de apenas 15 dias, mas lá se vão quase 18 meses.

Fato é que com o início da pandemia apareceram muitas incertezas e desafios para o mundo corporativo. Com a realidade imposta, as empresas tiveram de buscar o inimaginável para manter seus negócios em funcionamento e o emprego de parte da população. Alguns conseguiram manter seus negócios, outros infelizmente não e muitos se reinventaram.

Obviamente que a Covid-19 ocasionou grandes mudanças nas relações de trabalho, os efeitos transformadores da pandemia foram imensos, mas nem tudo foi negativo. Observarmos que houve uma mudança de paradigmas que impulsionou a chamada 4ª Revolução Industrial, a qual decorre do inegável avanço da tecnologia, da automação comercial e da inteligência artificial, o que acaba por se impor à ordem econômica e à forma como as pessoas vivem.

Inicialmente, empresas e trabalhadores se viram à beira de um abismo tecnológico e tiveram de se adaptar rapidamente para sobreviverem ao mercado. A transição precisou ocorrer da noite para o dia e tais mudanças se tornaram questão de sobrevivência, o que talvez levasse meses ou anos para ser implantado precisou acontecer de imediato. E aconteceu.

Dificuldades foram enfrentadas, inovar e experimentar outras formas de trabalhar e atender aos clientes em meio às dúvidas e sem garantias foi um desafio, contudo, as empresas e os indivíduos ultrapassaram obstáculos e se adaptaram à nova realidade. Agora, mais uma vez, com o avanço da vacinação, o cenário se altera.

Dificuldades outras, portanto, estão chegando com a reabertura gradual e completa do comércio e serviços e o retorno ao trabalho presencial em algumas empresas. Neste momento, então, a pergunta é: como será feito? Será como antes? As respostas não estão claras ainda, mas o que percebemos é que as empresas estão se reestruturando para uma terceira realidade, apelidada de regime de trabalho híbrido, em que o profissional mescla o seu tempo à disposição do empregador entre o trabalho remoto e o presencial.

Ocorre que para a adoção segura e exitosa do trabalho híbrido novas adaptações precisarão ser feitas em um cenário que ainda não é de total clareza, pois a pandemia não está controlada, o que só incrementa a insegurança, inclusive jurídica, pois não há normas ou jurisprudência que esgotem as diversas situações fáticas e conflitos que surgiram quase que de imediato no último ano e meio.

Muito conjectura-se de que não existirão espaços físicos de maneira fixa, o que leva inclusive o indivíduo a se desprender dos hábitos adquiridos durante o home office, necessitando de um rearranjo dos horários, até mesmo do estimado cafezinho.

O papai e a mamãe, por exemplo, que se acostumaram a almoçar todos os dias com seus filhos, ou os que tiveram o nascimento dos filhos na pandemia e estão com eles em casa desde o início, terão um esforço maior, não só com a própria organização, mas também na adequação da nova rotina de seus dependentes.

Sem dúvida alguma, o retorno às atividades presenciais será tão desafiador quanto o isolamento inesperado em home office de 2020.

A boa notícia é que, desta vez, a mudança não precisa ser feita de forma abrupta, mas poderá ser gradual, havendo tempo para empregados e empregadores se estruturem da melhor maneira possível, procurando manter a economia ativa e os postos de trabalho.

O momento ainda é de atenção, a vigilância deve ser mantida e políticas formais e novos procedimentos devem ser desenhados para o enfrentamento desse capítulo em linha com a legislação vigente e o entendimento dos órgãos fiscalizadores e dos tribunais do Trabalho. No entanto, não se deve temer o reinício após passado o primeiro impacto da crise de saúde e econômica. Desse modo, o que esperamos é um bom retorno a todos, com garantia de segurança e produtividade, em que os departamentos de recursos humanos e jurídico, com certeza, serão muito demandados.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!