Quem tem medo do funk?

Inquérito instaurado por deputado contra cantores de funk por apologia é arquivado

Autor

12 de agosto de 2021, 14h49

Por entender que se tratam de condutas atípicas, o 4º Juizado Especial Criminal do Rio de Janeiro determinou o arquivamento de um inquérito policial, iniciado por notícia crime do deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) que acusava cantores de funk de apologia ao crime.

Piqsels
Justiça entendeu que música citando abstratamente condutas eventualmente ilícitas não faz apologia ao crime
Piqsels 

Segundo a notícia do deputado, atualmente, canções lançadas comercialmente estariam difundindo e estimulando o consumo e o tráfico de drogas. 

O parlamentar argumentou ainda que seria prejudicial, especialmente à formação das crianças e dos adolescentes, a exibição pela mídia de músicas difundindo a droga como algo positivo. Assim, pediu a instauração de inquérito policial contra três artistas.

Para os advogados de defesa de um dos cantores, o raciocínio descrito na notícia crime demonstra resquícios de autoritarismo e preconceitos da sociedade brasileira, além de ser um desperdício de tempo e dinheiro.

Defenderam que citar a nomenclatura de armamentos, drogas ou ações que o eu-lírico pratica não é capaz de imputar ao compositor a prática do apologia ao crime. "O que há, assim como em qualquer outra peça artística de qualquer âmbito, é a intenção de construir uma história, uma abstração, que não necessariamente deve seguir uma linha narrativa ou ditames morais ou técnicos", escreveram os advogados.

Dessa forma, pediram o arquivamento do inquérito, uma vez que não há justa causa para a ação, já que as canções não fazem nenhum tipo de apologia ao crime.

O próprio Ministério Público do Rio de Janeiro se manifestou no sentido de que, ainda que se reconheça que a letra faça alusão a condutas eventualmente criminosas, não se depreende dela qualquer fato penalmente relevante.

Para o MP, a simples leitura do artigo 287 do Código Penal (apologia ao crime) deixa claro que são condutas típicas aquelas que fizerem apologias a fatos que ocorreram anteriormente no mundo real, segundo o entendimento da doutrina.

A promotora Renata Fadel ressaltou que a letra da música descrita sequer faz menção a um fato, mas se restringe a narrar uma cena hipotética e indeterminada, tampouco aponta de maneira determinável eventual autor de crime, o que afasta a subsunção das condutas praticadas pelos réus. Portanto, entendeu que o procedimento deveria ser arquivado pela atipicidade das condutas imputadas.

O advogado Fernando Henrique Cardoso, que atuou no caso, disse que recebeu com espanto a notícia de que, em pleno 2021, uma música estaria fazendo apologia ao crime, ainda mais porque a acusação veio de um parlamentar, e foi bancada pelos cofres públicos. Mas, de toda forma, estava "seguro de que o Judiciário e o Ministério Público dariam a mesma seu único destino: seu inequívoco arquivamento".

Processo 0266891-16.2020.8.19.0001

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!