Violação de prerrogativas

OABs apresentam reclamação no STF contra bote dirigido à advocacia

Autor

17 de setembro de 2020, 16h05

Um grupo expressivo de seccionais da OAB protocolou na tarde desta quarta-feira (16/9), uma reclamação ao Supremo Tribunal Federal contra o abusos e graves violações de prerrogativas de advogados investigados pelo Ministério Público Federal. O pedido foi distribuído ao ministro Gilmar Mendes.

Reprodução
ReproduçãoMarcelo Bretas ordenou buscas e aceitou denúncia contra advogados no mesmo dia

A reclamação se refere à decisão de Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal no Rio de Janeiro, ordenando a execução de 50 mandados de busca e apreensão, no maior ataque coordenado contra a advocacia no país.

A ação, que fez buscas em alguns dos mais importantes escritórios de advocacia do país tem sido alvo de duras críticas da Ordem, que considera a iniciativa uma criminalização da atividade de advogado, que tem seu sigilo profissional garantido pela Constituição.

A operação investiga supostos desvios de  cerca de R$ 151 milhões da Fecomercio-RJ por meio da contratação de escritórios de advocacia. Entidades da categoria, porém, lembram que a Fecomércio é privada e que não há nenhum desvio de verba pública federal que justifique a atuação do juiz Marcelo Bretas.

Também assustou integrantes da advocacia o fato de o MPF ter apresentado uma denúncia contra os envolvidos no mesmo dia da operação, tornando-a pública e expondo honorários pagos por outros clientes dos escritórios sem relação nenhuma com a Fecomércio.

Rcl 43.479
Clique aqui para ler a petição

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!