presidente do CNMP

"Vocação do MP é a defesa do interesse coletivo", diz Aras em congresso

Autor

11 de novembro de 2020, 20h01

Em seu discurso na abertura do 1º Congresso do Ministério Público Brasileiro nesta quarta-feira (11/11), o presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Augusto Aras, afirmou que a vocação do MP é a defesa do interesse coletivo.

Rosinei Coutinho/STF
Augusto Aras, presidente do Conselho Nacional do Ministério Público Rosinei Coutinho/STF

O presidente e também procurador-Geral da República discursou na sede do CNMP em Brasília, ato que foi transmitido em tempo real no YouTube. O formato virtual, segundo Aras, é uma oportunidade de alcançar um grande público: "Todos compartilhando conhecimentos, experiências e debatendo com profundidade temas focais para nosso aprimoramento institucional".

O congresso, realizado anualmente pelo CNMP, teve seu nome original — Congresso de Gestão — alterado. "Longe de representar apenas uma alteração de nome ou de forma, significa, no mínimo, o reconhecimento do caráter nacional do MP brasileiro, um só Ministério Público e, exatamente por isso, uno e indivisível; não por outro motivo, os dois primeiros princípios do Ministério Público enunciados na Constituição Federal", destacou Aras.

O evento foi dividido em quatro eixos temáticos, pensados conforme os objetivos do planejamento estratégico nacional do Ministério Público. Para Aras, eles consubstanciam o tema principal do congresso: inovação e desenvolvimento.

Aras também ressaltou algumas inciativas do órgão para inovação e as principais adversidades. Ao final, também apresentou alguns produtos desenvolvidos pela Presidência do CNMP. "A minha certeza é que o Ministério Público, com o auxílio de todos, certamente contribuirá para que o Brasil retome o seu destino e a sua vocação de pátria de todas as religiões, da tolerância, do respeito à diversidade e de todos e todas que aqui habitam e que conhecem o nosso povo, a nossa sociedade e o nosso Estado", concluiu Aras ao fim de seu discurso. Com informações da assessoria de comunicação do CNMP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!