Povos originários

Portaria da Funai anula processo de demarcação de terra indígena no Paraná

Autor

29 de março de 2020, 16h25

Uma portaria da Fundação Nacional do Índio (Funai) anula o processo administrativo de demarcação da terra indígena Tekoha Guasu Guavirá, ocupada pelo povo Avá Guarani, no Paraná (municípios de Atlônia, Guaíra e Terra Roxa). A Portaria 418 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de março. 

Agência Brasil
Processo de demarcação da terra no Paraná se arrasta desde os anos 1980
Agência Brasil

A medida se fundamenta em decisão da Justiça Federal de 17 de fevereiro que, em sede de ação civil pública, declarou nulos os processos administrativos relacionados à identificação e demarcação de terras indígenas na região.

Depois da sentença, a Advocacia Geral da União orientou a Funai que, de imediato, suspendesse "a prática de qualquer ato interno ou externo, relacionado à identificação e demarcação de terras indígenas na região do município de Guaíra". 

De acordo com a Indigenistas Associados (INA), o processo de demarcação da terra se arrasta desde os anos 1980, em meio a intenso conflito entre os indígenas e posseiros e fazendeiros instalados na região.

Em nota, a associação afirma que o ato da autarquia "abre mão dos direitos dos índios sobre as terras que eles reivindicam como suas". "A tentativa de jogar uma pá de cal sobre a longa história de luta dos Guarani de Guasu Guavirá configura novo capítulo da presente operação de corrosão por dentro da entidade indigenista do governo federal", diz a INA.

ACP 5001048-25.2018.04.7017

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!