Período desproporcional

STJ determina que vereador afastado retome mandato no PR

Autor

11 de março de 2020, 17h33

Independentemente da moralidade ou imoralidade na continuidade do exercício da função pública, certo é que o papel do Poder Judiciário é fazer observar e cumprir as disposições constantes do ordenamento jurídico, não sendo legitimado a atrair, para si, responsabilidades de decisões políticas inerentes ao exercício do sufrágio.

Reprodução/Facebook
Vereador de Araucária, na Grande Curitiba, estava afastado desde de 2018
Reprodução/Facebook

Com base nesse entendimento, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça deu provimento a recurso do vereador afastado Francisco Carlos Cabrini (PP), da cidade de Araucária (PR), e o autorizou a retomar seu mandato. A decisão foi unanime e tem efeito imediato.

Ao analisar o caso, o relator, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, apontou que a decisão da instância inferior não indicou risco concreto para o afastamento e mencionou a possibilidade de “reiteração delitiva” em força da suposta força política do réu.

O ministro também lembrou que o afastamento já durava quase dois anos sem que a fase de instrução tenha sido concluída. “Ademais, o afastamento foi determinado em decisão de 1°/4/2018, período notadamente desproporcional, sobretudo quando comparado ao tempo de mandato parlamentar, que é de quatro anos, sendo que a medida foi aplicada sem prazo determinado, e já se aproxima de 1/2 do mandato eletivo, configurando uma interferência judicial indevida”, escreveu o magistrado em seu voto.

A defesa do vereador Francisco Carlos Cabrini foi feita pelo advogado Alexandre Salomão.

HC 110.808 – PR 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!