Consultor Jurídico

Sigilo violado

Gerente de farmácia que vazou receita médica de David Uip será processado

Por 

Um gerente de farmácia fotografou uma receita médica do infectologista David Uip e repassou a um grupo de WhatsApp, é o que concluiu um inquérito policial já encaminhado ao Fórum Regional da Lapa, na zona oeste de capital paulista.

O médico infectologista David Uip
Rovena Rosa/Agência Brasil

Segundo investigadores da Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernético da capital paulista, a imagem vazada  — que é protegida por sigilo médico — foi obtida por um funcionário da farmácia na qual se realizou a compra dos medicamentos, apurou a ConJur.

Durante as investigações, foram anexados documentos e ouvidas mais de 20 pessoas, dentre as quais, integrantes deste grupo de WhatsApp e dirigentes do comércio.

A defesa de Uip, feita pelo advogado Luiz Flávio Borges D’Urso, aguarda agora que o Ministério Público paulista ofereça a denúncia criminal contra os responsáveis pelo vazamento ilegal da imagem e do conteúdo da receita médica.

O infectologista pediu no último dia 8 de abril ao presidente Jair Bolsonaro que respeitasse sua privacidade e seu direito de não revelar o medicamento usado em seu tratamento contra a Covid-19.

O mandatário da República havia publicado um dia antes em uma rede social um vídeo em que questiona se Uip usou hidroxicloroquina em seu tratamento.

Uip, que naquela época era coordenador do Centro de Contingência Covid-19 no estado de São Paulo, disse que teve sua privacidade invadida e que tomaria as medidas legais.




Topo da página

 é editor da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 26 de maio de 2020, 20h57

Comentários de leitores

1 comentário

Quem deveria ser processado?

Leandro.Castroblv (Engenheiro)

Um médico, que fez o juramento de Hipócrates, resolveu desrespeitar o seu juramento tentando esconder uma possível cura, que se não fosse eficiente jamais teria receitado para ele próprio.
Quem esse sujeito pensa que é? Esconder o que o curou é condenar outras pessoas a morte, cadê o CRM pra cassar esse sujeito? Deveria ir preso pelo mal exercício de sua profissão. Cada nova morte do Covid pode ter o dedo desse irresponsável envolvido.
Quanto ao dono da farmácia, a vontade que eu tenho é de pagar o processo dele, ele um herói. Merece ser processado, mas é um herói.

Comentários encerrados em 03/06/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.