Missão constitucional

Forças Armadas não podem atuar como poder moderador, diz AGU ao Supremo

Autor

31 de julho de 2020, 16h54

As Forças Armadas não podem atuar como poder moderador no sistema constitucional brasileiro. É o que afirma a Advocacia-Geral da União em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal.

Reprodução
Forças Armadas não têm a função de resolver conflitos entre Poderes, diz AGU

A ação direta de inconstitucionalidade, proposta pelo PDT, tem como objeto dispositivos da Lei Complementar 97/1999, com alterações em 2004 e 2010. O partido questiona pontos que tratam da hierarquia "sob autoridade suprema do presidente da República"; da definição de ações para destinação das Forças Armadas conforme a Constituição; e da atribuição do presidente da República para decidir a respeito do pedido dos demais Poderes quanto o emprego das Forças Armadas.

Em junho, o vice-presidente do Supremo, Luiz Fux, concedeu liminar — a ser referendada pelo Plenário — para que a corte dê interpretação conforme a Constituição de dispositivos de leis que tratam do emprego das Forças Armadas. Para o ministro, a missão institucional das Forças Armadas na defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais e na garantia da lei e da ordem não acomoda o exercício de poder moderador entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A AGU concorda com o entendimento de Fux. Conforme a entidade, considerar as Forças Armadas um Poder Moderador significaria considerar o Poder Executivo um superpoder, já que o presidente da República é o comandante dos militares.

"Somente é possível conceber que a Constituição da República, ao dispor sobre a função castrense de garantia dos poderes funcionais, trouxe consigo a concepção de que não é dado a um poder invocar ou uso da força contra outro poder, até mesmo porque, conduta desse quilate conspurcaria irremissivelmente o próprio sistema de freios e contrapesos", afirmou a AGU na manifestação.

Além disso, a AGU aponta que Exército, Marinha e Aeronáutica têm a obrigação de repelir movimentos que visam a extinguir a tripartição dos Poderes.

Por outro lado, o PDT pede na ADI que seja assentado que o emprego das Forças Armadas para a defesa da pátria esteja restrito às hipóteses de intervenção federal (artigo 34 da Constituição), estado de defesa (artigo 136) e estado de sítio (artigo 137). Segundo a AGU, no entanto, é óbvio que "a defesa da pária não se enclausura nas hipóteses" enumeradas pelo partido, pois "um complexo agigantado de atribuições a ela pertinentes desbordam das situações restritas retratadas, inclusive em períodos de paz, como a defesa de fronteiras, do espaço aéreo e marítimo".

Artigo polêmico
Os professores Ives Gandra da Silva Martins e Gustavo Binenbojm reeditaram, em painel do "1º Congresso Digital da OAB", nesta quinta-feira (30/7), o debate sobre o artigo 142 da Constituição e as situações em que as Forças Armadas podem ser usadas para garantia da lei e da ordem.

O primeiro defende que os militares podem ser empregados para conter um Poder que esteja extrapolando as suas funções. Já o segundo argumenta que as Forças Armadas não podem se sobrepor a Executivo, Legislativo ou Judiciário.

Clique aqui para ler a manifestação da AGU
ADI 6.457

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!