Credor de massa falida

Titular de hipoteca judiciária tem crédito classificado como garantia real

Autor

17 de julho de 2020, 16h16

Os credores titulares de crédito com garantia real são aqueles cujos créditos são garantidos por penhor, anticrese e hipoteca, nos termos do artigo 1.419 do Código Civil. Com esse entendimento, a 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, por votação unânime, a classificação do crédito de um credor de massa falida, titular de hipoteca judiciária, como sendo de “garantia real”. 

Antônio Carreta/TJ-SP
Desembargador Manoel Pereira Calças, relator do caso
Antônio Carreta/TJ-SP

Em primeira instância, ele havia sido considerado credor quirografário, ou seja, sem título legal de preferência. Consta dos autos que, antes da decretação da falência de uma construtora, o agravante rescindiu contrato de compra e venda sem chegar a um acordo quanto à devolução de valores (cerca de R$ 400 mil). Na Justiça, o credor conseguiu constituir hipoteca judicial em seu favor, o que justificaria sua inclusão como credor titular de garantia real. 

Segundo o relator, desembargador Manoel Pereira Calças, ficou provado que o credor obteve sentença favorável em ação de rescisão de contrato de compra e venda pactuada com a massa falida e, na fase de execução, providenciou a constituição de hipoteca judiciária sobre imóvel da agravada, para garantia de sua dívida.

"Proferida a sentença, mesmo que de parcial procedência, o vencedor, munido do título judicial constitutivo da hipoteca judicial, tem o direito de apresentá-lo ao Registro de Imóveis competente para promover o registo hipotecário previsto no artigo 1.492 do Código Civil, observando-se as formalidades exigidas pela Lei de Registros Públicos. Cumpridas as exigências do estatuto de ritos e da lei, o credor passa a titularizar uma garantia real, adjetivada do direito de sequela, de excussão do bem e de preempção, notadamente nas hipóteses de insolvência ou falência", afirmou.

Assim, Pereira Calças concluiu pela existência de crédito com garantia real, regularmente constituída em favor do agravante, em data anterior à decretação da falência, "mercê do que se impõe o provimento do recurso para determinar a inclusão de seu crédito classificado como 'crédito com garantia real' até o limite do valor estabelecido pela r. sentença condenatória constitutiva da hipoteca judiciária, nos termos do artigo 495 do CPC, cumprindo-se o disposto no artigo 83, inciso II da Lei 11.101/05".

Processo 2020462-46.2020.8.26.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!