O Teatro CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) abrigou em São Paulo nesta quinta-feira (30/1) o evento "O Futuro da Segurança Pública no Brasil".

Douglas Cavalcante/IREE
Organizado pelo Instituto Para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e pela Trevisan Escola de Negócios, a atividade reuniu o ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, a ex-presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos Eugênia Gonzaga, o presidente da Ajufe, Fernando Mendes, os desembargadores aposentados Marco Antônio Marques e Walter Maierovitch, o advogado criminalista Pierpaolo Bottini, entre outros.
De acordo com o presidente do IREE, Walfrido Warde, a discussão sobre o tema é importante considerando que no Brasil "as políticas públicas se estabelecem como se a criminalidade fosse produto de geração espontânea".
"As medidas se resumem a atitudes repressivas explícitas e implícitas. Ou seja, à capacidade de repressão policial e à concreção das penas. E, nesse aspecto, pouco se investe nos setores de inteligência policial e na qualidade das decisões, para os fins de se produzir decisões mais justas", afirmou à ConJur.
O evento também contou com a presença de Anielle Franco, irmã de Marielle Franco (PSol-RJ) e diretora do Instituto que leva o nome da vereadora, que foi assassinada em 14 de março de 2018.
Os painéis e painelistas ficaram divididos da seguinte forma:
09h10 - Pacote anticrime
Pierpaolo Cruz Bottini - Professor de Direito Penal da USP (moderador)
Raul Jungmann - ex-ministro da Segurança Pública
Fernando Mendes - Presidente da AJUFE
Rafael Valim - Professor Visitante na Universidade de Manchester
Rodrigo Mudrovitsch - Professor de Direito Público
10h - Combate à economia do crime: descriminalização da maconha, combate aos falsificados, tráfico de armas, etc
Renata Bianchi - Diretora acadêmica da Trevisan Escola de Negócios (moderadora)
Leandro Daiello - ex-diretor-geral da Polícia Federal
Wálter Maierovitch - Jurista e Desembargador aposentado
Marco Antonio Marques - Desembargador aposentado
Bruno Paes Manso - Jornalista e pesquisador do NEV-USP
10h50 - Crimes de intolerância: raça, credo e orientação sexual
Maria Carolina Trevisan - Jornalista e colunista do UOL/Universa (moderadora)
Samira Bueno - Diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Adilson Moreira - Professor de Direito do Mackenzie
Marcos Rezende - Coordenador do Coletivo de Entidades Negras
Anielle Franco - Diretora do Instituto Marielle Franco
11h40 - Políticas de segurança: estratégias e realidades em debate
Antoninho Trevisan - Diretor da Trevisan Escola de Negócios (moderador)
Major Olímpio - Senador (PSL-SP)
Orlando Zaccone - Delegado e integrante do movimento Policiais Antifascismo
Eugênia Augusta Gonzaga - Procuradora da República
Mariana Chies - Pesquisadora do NEV-USP
Coronel Camilo - Secretário-executivo da PM/SP
O evento completo está disponível no canal da do IREE no Youtube e pode ser assistido abaixo:
Comentários de leitores
0 comentários
Comentários encerrados em 07/02/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.