Consultor Jurídico

Notícias

Colunista da ConJur

Ex-presidente do TRF-4, Vladimir Passos será secretário nacional de Justiça

O desembargador aposentado Vladimir Passos de Freitas, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, irá assumir a Secretaria Nacional de Justiça. A informação foi anunciada nesta quarta-feira (5/2) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Desembargador Vladimir Passos irá assumir a Secretaria Nacional de Justiça

Passos é professor de Direito Ambiental e de Políticas Públicas e Direito Constitucional à Segurança Pública na PUC-PR. Pós-doutor pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, o desembargador aposentado assina na ConJur a coluna “Segunda Leitura”.

O ex-presidente do TRF-4 irá suceder Maria Hilda Marsiaj Pinto, que pediu demissão nesta quarta por “razões pessoais”. Segundo a pasta, ela se desligará do cargo a partir de 14 de fevereiro. 

Hilda era subprocuradora-geral da República e foi nomeada para o cargo durante o governo de transição, ao fim de 2018. Em comunicado, ela agradeceu a confiança e disse que seu período na secretaria foi “uma missão especialmente desafiadora e rica”. 

A Secretaria Nacional de Justiça é responsável pela articulação entre o Ministério da Justiça e os demais órgãos do Executivo, dos poderes e dos governos estaduais. 

Além disso, participa da negociação de acordos e da formulação de políticas de cooperação internacional. A coordenação de medidas relativas a refugiados, migração, tráfico de pessoas e classificação indicativa também é responsabilidade da Secretaria.

Revista Consultor Jurídico, 5 de fevereiro de 2020, 22h10

Comentários de leitores

4 comentários

Excelente nome

Amaralsantista (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Foi com muita alegria que soube dessa auspiciosa nomeação para importante cargo na Secretaria Nacional de Justiça.
O Professor Vladimir é dotado de grande capacidade jurídica e administrativa, por onde passou deixou trabalhos brilhantes sendo elogiado no Brasil e no exterior. Certamente o governo marcou um gol de placa e os resultados irão aparecer rapidamente, pois o nosso país tem pressa e essas mudanças na área ministerial dão aos brasileiros a tão decantada "segurança jurídica". Parabéns ao digno Professor e a todos que fazem parte da equipe, mormente o Ministro Sérgio Moro.

Teto Constitucional

Para o debate (Procurador Federal)

Excelentes nomes. Mas gostaria de saber quem aplica o teto constitucional quando o nomeado para cargo no Poder Executivo advém do MPF ou da magistratura?

Teto Constitucional

Para o debate (Procurador Federal)

Gostaria de saber quem aplicou e aplica o teto constitucional quando o aposentado que assume cargo no executivo é oriundo do MPF ou do judiciário, como nos casos da matéria?

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 13/02/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.